Saúde

INEM abre inquérito a circunstâncias da morte de Carlos Amaral Dias em ambulância

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 04-12-2019

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciou hoje que determinou a instauração, no imediato, de um inquérito “para aferir com rigor” todas as circunstâncias da morte, numa ambulância, do psicanalista Carlos Amaral Dias.

PUBLICIDADE

Em comunicado, o INEM diz que o inquérito servirá também para o “apuramento de eventuais responsabilidades”.

O instituto relata que, na manhã de terça-feira, “o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) recebeu uma chamada encaminhada pela central 112 com um pedido de socorro para um homem de 73 anos com queixas de dificuldades respiratórias”.

PUBLICIDADE

publicidade

O INEM adianta que “tendo em consideração os sinais e sintomas referidos pela pessoa que contactou o 112 e após realizar a respetiva triagem clínica, o CODU acionou imediatamente uma Ambulância de Socorro dos Bombeiros Voluntários do Beato”, onde Carlos Amaral Dias viria a morrer.

“O INEM lamenta profundamente o desfecho que a situação veio a conhecer e apresenta as mais sinceras e sentidas condolências aos familiares e amigos de Carlos Amaral Dias”, lê-se na nota.

PUBLICIDADE

Este esclarecimento surge na sequência de uma notícia do jornal Correio da Manhã, a dar conta que Carlos Amaral Dias morreu na ambulância a caminho do hospital e que o processo de socorro, que incluiu outras chamadas além da primeira se estendeu por quase duas horas.

O INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE