Coimbra

Incubadora de Oliveira do Hospital quer transformar terrenos incultos em fonte de biopetróleo

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 11-04-2014

A incubadora de Oliveira do Hospital, designada de BLC3, vai criar um centro de investigação que se irá dedicar aos resíduos de terrenos incultos e de florestas, querendo transformá-los em “biopetróleo” e noutros “bioprodutos”.

PUBLICIDADE

O centro de investigação, intitulado Centro Bio, vai receber um apoio de três milhões de euros “de fundos estruturais”, e procura utilizar “matéria-prima e recursos que não estavam a ser valorizados”, explicou João Nunes, diretor da BLC3.

Segundo o responsável, há cerca de três milhões de hectares de mato inculto em Portugal e 30% do território é ocupado por florestas que “criam resíduos”, sendo que “as atuais tecnologias não geram mais-valias significativas” com estes recursos.

PUBLICIDADE

publicidade

Um dos objetivos do centro de investigação passa pela “produção de biopetróleo”, adiantou.

A BLC3 já estudou essa possibilidade “à escala laboratorial”, sendo que o Centro Bio vai permitir “mostrar que o processo funciona e que pode ser industrializado”, aclarou João Nunes.

PUBLICIDADE

O biopetróleo pode ser “um substituto da gasolina e do gasóleo”, diminuindo a “dependência do país” desse recurso, frisou, acrescentando que “a prova de conceito” deverá “demorar cerca de um ano” a estar concluída.

“Todos os países têm um centro de investigação dedicado à produção de bioprodutos e Portugal era o único que não tinha um”, salientou, referindo que o centro de investigação permite valorizar também “o setor agrícola e a criação de novas bioindústrias”.

Como exemplos, João Nunes apontou para os “biopolímeros para plásticos e embalagens” e a substituição de alguns produtos químicos por material biológico.

De acordo com o diretor da incubadora, o Bio Centro reforça o foco da BLC3 “na região Interior e nos recursos naturais” do país.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE