Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Incêndios: SOS Arganil organiza ação de reflorestação com 5.000 árvores

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 09-03-2018

A associação SOS Arganil, criada após os incêndios de outubro de 2017, vai organizar uma ação de reflorestação com 5.000 árvores, no dia 25, em baldios geridos pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

PUBLICIDADE

As árvores utilizadas para a ação vão ser plantadas por cerca de 80 trabalhadores de uma clínica de Lisboa, que lançou um desafio “a colaboradores, fornecedores e clientes para angariar árvores”, tendo registado mais de 5.000 doações, disse à agência Lusa o presidente da SOS Arganil, Rodrigo Oliveira.

Entre as árvores a serem plantadas nos baldios situados na localidade de Sardal, freguesia de Benfeita, estão o pinheiro bravo, pinheiro manso, cerejeiras e abrunheiros, referiu, informando que dantes, no terreno que vai ser intervencionado, havia, essencialmente, pinheiro bravo.

PUBLICIDADE

publicidade

“Vai ficar uma floresta mais diversa”, notou.As espécies de árvores a introduzir foram indicadas pelo ICNF, acrescentou.

Esta é a terceira ação de reflorestação organizada pela SOS Arganil, depois de ter promovido duas ações com a plantação de 2.500 árvores cada, também no Sardal e em Cepos, em baldios geridos pela junta de freguesia.

PUBLICIDADE

“A partir de agora, já só temos ações de reflorestação previstas para outubro, que é quando começa a nova época de plantação”, esclareceu Rodrigo Oliveira.

No entanto, nos próximos tempos serão dinamizadas outras iniciativas, como a remoção de espécies invasoras, nomeadamente acácias.

Desde outubro que a SOS Arganil procura ajudar a população, tendo como foco o apoio na reabilitação de habitações, currais e barracões.

“Ainda há muita coisa por fazer. No que toca a habitações, está praticamente tudo por fazer”, disse.

Os grandes fogos de outubro de 2017 fizeram 46 vítimas mortais em vários concelhos da região Centro.

Os incêndios florestais de 2017 consumiram cerca de 500 mil hectares de floresta e destruíram mais de duas mil casas, empresas e explorações agrícolas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com