Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Incêndios: PSD de Castelo Branco acusa Governo de discriminação nos apoios a Vila de Rei

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 09-08-2019

O PSD de Castelo Branco acusou hoje o Governo de discriminação nos apoios atribuídos após os incêndios de Vila de Rei e da Sertã, lamentando que haja beirões de primeira e de segunda.

PUBLICIDADE

“Após a publicação dos apoios, o Governo mantém a sua coerência na discriminação das populações. Se, em 2017, verificamos que para o Governo do PS existem portugueses de primeira e portugueses de segunda, vem agora o Governo do PS dizer, claramente, que existem beirões de primeira e beirões de segunda”, acusa a Comissão Política Distrital do PSD de Castelo Branco.

Os sociais-democratas exemplificam com as diferenças existentes no acesso aos apoios em Vila de Rei, distrito de Castelo Branco.

PUBLICIDADE

publicidade

“O Governo socialista apressou-se em garantir que as populações afetadas seriam ajudadas, pensando nós à semelhança daquilo que teria sido feito nos incêndios de Pedrógão Grande, Oliveira do Hospital, Monchique, Vila Velha de Ródão, Nisa, em particular, que as populações com prejuízos até 5.000 euros, que veriam esses prejuízos compensados na sua totalidade e em regime simplificado, e outros a 85% até 50.000 euros e a 50% até 800.000 euros”, sublinham.

Adiantam que, no concelho de Vila de Rei, com uma população que ronda os 5.000 habitantes e cerca de 50 candidaturas ao Plano de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, os residentes nas freguesias de Fundada e São João do Peso, que viram o seu território ardido em 1.146 e 980 hectares respetivamente, têm acesso a esses apoios.

PUBLICIDADE

Já os que residem na freguesia de Vila de Rei, com uma área de 1.219 hectares ardidos, e que foram atingidos igualmente pelo incêndio, “não poderão beneficiar desses mesmos apoios, podendo apenas recorrer a outra medida onde só poderão beneficiar de um apoio de 50%”.

Questionado pela Lusa sobre as diferenças verificadas na atribuição dos apoios em Vila de Rei, o presidente da distrital do PSD de Castelo Branco, Luís Santos, afirma que não há uma justificação governamental.

“O incêndio é o mesmo e os apoios são diferentes para o mesmo território [concelho de Vila de Rei]. Não há uma justificação do Governo para estes diferentes apoios. Situações excecionais exigem medidas excecionais e aqui [Vila de Rei], isso não se verifica”, sustentou.

Os sociais-democratas relembram que a maioria das pessoas afetadas por estes incêndios praticam uma agricultura de subsistência, não retirando qualquer rendimento da sua atividade, a não ser aquele que se destina para consumo próprio.

“São estas pessoas que, mais uma vez, são discriminadas por este Governo socialista. A carga burocrática e os requisitos exigidos demovem qualquer um”, realçam.

Entendem que, em situações como esta, é obrigação de qualquer Governo zelar para que a reposição do que foi destruído seja feita de forma simples e sem burocracia e argumentam que, mais uma vez, há um grande desfasamento entre aquilo que é anunciado e aquilo que é verdadeiramente colocado em prática.

“O Governo anuncia apoios para calar a opinião pública, mas que, na prática, se traduz em nenhum apoio a quem, mais uma vez, foi afetado! Não basta apregoar a coesão territorial como fazem os socialistas… Não basta o ‘show-off’ da instalação da Secretaria de Estado da Valorização do Interior, em Castelo Branco! São precisas medidas que invertam efetivamente o atual estado de coisas”, concluem.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com