Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Portugal

Incêndios: Cerca de 40 concelhos no interior Norte e Centro e do Algarve em risco máximo

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 05-08-2021

Cerca de 40 concelhos do interior Norte e Centro e da região ao Algarve apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

PUBLICIDADE

Em risco máximo estão concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro.

Mais de 50 outros municípios dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Beja e Faro apresentam um risco muito elevado

PUBLICIDADE

publicidade

Toda a região do Alentejo e cerca de 40 outros municípios dos distritos de Coimbra, Vila Real, Porto, Viseu, Leiria, Santarém, Lisboa e Faro apresentam risco elevado de incêndio.

O restante território apresenta um risco moderado e reduzido, consoante a região.

PUBLICIDADE

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O período crítico de incêndios dura até final de setembro e, até lá, é proibido fazer queimadas extensivas ou queima de amontoados sem autorização, usar fogareiros ou grelhadores em todo o espaço rural, e fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

É proibido ainda lançar balões de mecha acesa ou foguetes ou fazer trabalhos na floresta que possam originar faíscas.

Para hoje, o IPMA prevê uma pequena descida da temperatura mínima e uma pequena subida da temperatura máxima na região Centro.

O céu estará temporariamente muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso, com possibilidade de chuva fraca no Minho e Douro Litoral e o vento vai soprar por vezes forte nas terras altas e na faixa costeira a sul do Cabo da Roca.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 13º (Bragança, Vila Real, Viseu e Guarda) e os 20º (Faro) e as máximas entre os 19º (Viana do Castelo) e os 35º (Faro).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com