Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Incêndios: Agricultores reiteram descontentamento e marcam protesto para Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 05-03-2018

Os agricultores e produtores florestais lesados pelos incêndios de 2017 reiteraram hoje que as medidas anunciadas pelo Governo são insuficientes e anunciaram a realização de um protesto em Coimbra, no dia 14.

PUBLICIDADE

fogo

O protesto, com início marcado para as 10:30, junto à delegação da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, tem em atenção os “prejuízos brutais sofridos pelas populações e pelos agricultores, em particular” na sequência daqueles incêndios, que mataram mais de 100 pessoas.

PUBLICIDADE

publicidade

“Há milhares de produtores agrícolas que não conseguiram fazer as suas candidaturas, ou só fizeram a primeira declaração de prejuízos, e que ficaram de fora dos apoios. Por exemplo e entre outros casos: pessoas que estiveram ausentes do país em trabalho ou longe das suas terras; pessoas a quem o Ministério da Agricultura não informou corretamente; até pessoas que sofreram queimaduras pelos incêndios e estiveram hospitalizadas”, refere uma nota de imprensa enviada à agência Lusa pela ADACO – Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra.

Os agricultores recordam ainda que “há mais de um milhar de estrangeiros residentes na região do interior afetada pelos incêndios de 15 de outubro” e que “por falta de apoio, por desconhecimento de onde se deveriam dirigir, ou até por alguns estarem isolados das povoações, na sua maioria não se candidataram às ajudas de apoio à agricultura ou à habitação”.

PUBLICIDADE

O protesto tem organização da “Comissão Inter-Concelhos dos Agricultores e Produtores Florestais Lesados pelos Incêndios” – com o apoio da ADACO; do MAAVIM – Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões; e da CNA – Confederação Nacional da Agricultura.

Os agricultores – que se dizem vítimas e não causadores dos incêndios e que apelam ao ministro da Agricultura, Capoulas Santos, para que marque presença na manifestação – afirmam que o Governo prometeu pagar os restantes 25% das ajudas simplificados até final de fevereiro, mas não o fez.

Lamentam também que o executivo não “garanta qualquer ajuda para o corte da floresta e para a sua limpeza por parte dos produtores florestais”: “As coimas já estão definidas para quem não fizer a limpeza, até 15 de março – aliás um prazo impraticável -, das suas parcelas próximas a povoações, a habitações mais isoladas, a bermas de estrada. Ora, se os agricultores não têm capacidade financeira para limpeza e corte das mesmas áreas florestadas, como podem pagar pesadas coimas ‘a dobrar’?”.

Entre um conjunto alargado de exigências, os agricultores exigem ainda a “criação de medidas de apoio para o arranjo – rápido e desburocratizado – de casas de apoio à atividade agrícola, na maioria dos casos com a reposição do telhado, portas, janelas e arranjo das paredes para não aumentar o abandono rural e o abandono da agricultura e floresta”.

Pedem também apoios imediatos para recuperar a segunda habitação destruída pelos incêndios e a suspensão de entraves burocráticos vigentes nos Planos Diretores Municipais por forma a permitir a legalização expedita de todas aquelas estruturas.

Coimbra e Mação, referem, não tiveram quaisquer apoios e os concelhos de Oliveira do Hospital e Tábua devem ser considerados zona de montanha, “para poderem aceder às candidaturas direcionadas para as zonas de incêndio”.

Os agricultores apelam ainda à criação e gestão – pelo Governo, em colaboração com autarquias e produtores florestais – de numerosos parques de receção e comercialização das madeiras ‘salvas’ dos incêndios, “por forma a conseguir rendimento reparador aos pequenos e médios produtores florestais afetados e assegurar o escoamento – controlado – da madeira queimada bem como a limpeza dos terrenos”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com