Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Imperador de Eiras cumpriu a tradição! Foi a Santo António dos Olivais “pagar” a promessa

António Alves | 10 meses atrás em 04-06-2023

Fausto Reis foi coroado este domingo, 4 de junho, o “Imperador de Eiras”. O título foi-lhe entregue com solenidade na cerimónia religiosa realizada na Igreja Matriz da freguesia. Durante o dia, e em cima da sua charrete, trouxe consigo o “séquito” (povo) da freguesia para “pagar” a promessa de não voltar a ter no seu território “a terrível peste”.

PUBLICIDADE

Em declarações ao Notícias de Coimbra, o “Imperador” mostrou-se agradado com a adesão do “povo” a esta recriação histórica que data do século XVI. Durante a manhã, os romeiros a pé e a cavalo, trajados a rigor, com indumentárias idênticas às usadas antigamente deslocaram-se entre o Largo de Eiras e o Mosteiro de Celas.

Rua Santo Cristo, Bairro da Liberdade, Ingote, Vale Figueiras e Coselhas foram os locais de passagem do cortejo que apanhou alguns dos conimbricenses, e não só, de surpresa com este cortejo. Em certos momentos, os romeiros entoaram cantigas típicas da altura e, também, dos tempos atuais.

PUBLICIDADE

publicidade

Quando chegaram ao Mosteiro de Celas, que não puderam visitar durante três anos – dois devido à pandemia de covid-19 e um devido à realização de obras no espaço cisterciense -, foram recebidos pela Irmandade da Nossa Senhora da Piedade. Já no interior da igreja, o Grupo Etnográfico do Brinca entoou uma música alusiva ao momento como forma de agradecimento pela receção.

Carregue na galeria e conheça alguns dos momentos do Cortejo do Imperador de Eiras

PUBLICIDADE

Após uma ligeira refeição, o cortejo seguiu para Santo António dos Olivais, onde continuavam os festejos, e o banquete partilhado por todos, com os farnéis levados desde Eiras. No Anfiteatro existente naquela freguesia, a refeição foi um momento de convívio entre todos os participantes do cortejo.

Antes de regressarem a Eiras, os romeiros não perderam a oportunidade de dançarem algumas modas no largo, tendo para tal convidado algumas pessoas que se encontravam a visitar a Romaria do Espírito Santo.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com a despedida dos romeiros nos Olivais

 

Terminado o momento de confraternização, era hora de voltar a Eiras através de S. Romão, Maínça, Lordemão, Redonda e Casais de Eiras. Recorde-se que este cortejo histórico está intimamente ligadas “à terrível peste, que em 1569, devastou a Vila de Eiras”. “É um cortejo no género dos Impérios do Espírito Santo, que segundo se consta, foram instituídos pela Rainha Santa Isabel, em Alenquer. Que se saiba, esta festa foi realizada continuamente até 1832, altura em que terá sido extinta”, diz a história.

O Cortejo foi recuperado no final do século XX com o apoio de várias organizações e particulares, que têm desta forma conseguido manter a tradição.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com a coroação do Imperador de Eiras

 

Veja o Direto Notícias de Coimbra com o “Imperador de Eiras”

 

Veja os Diretos Notícias de Coimbra com os vários momentos do desfile até Coselhas

 

Veja o Direto Notícias de Coimbra com a chegada ao Mosteiro de Celas

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com