Economia

Imobiliária ERA regista aumento de 21% na faturação em 2013

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 28-03-2014

O diretor-geral da ERA Portugal, Miguel Poisson, disse hoje, em Coimbra, que a imobiliária registou um aumento de 21% na faturação em 2013, face ao período homólogo, tendo alcançado 25% de quota no mercado imobiliário nacional.

PUBLICIDADE

O aumento observou-se, em parte, devido à “redução da concorrência”, explicou Miguel Poisson, afirmando que “metade dos mediadores tradicionais não conseguiu aguentar” a atual conjuntura, havendo “uma maior concentração” das transações.

Para 2014, a ERA prevê um aumento de faturação e de transações na ordem dos 20%, tendo registado um crescimento de 37% da faturação nos dois primeiros meses de 2014, face ao período homólogo, disse o diretor-geral, que apresentava os resultados à comunicação social, em Coimbra, onde se vai realizar a convenção da ERA, entre hoje e sábado.

PUBLICIDADE

publicidade

Os resultados também se devem a “uma maior presença do número de equipas no terreno”, a “ligeiras melhorias no crédito à habitação, em que os bancos estão a conceder um pouco mais de crédito” e a uma “pequena inflexão dos preços dos imóveis”, que levou a uma “entrada massiva de pequenos e médios investidores”, referiu.

De acordo com Miguel Poisson, 80% dos compradores estrangeiros, no âmbito dos vistos ‘gold’, são chineses, seguindo-se os “russos e, depois, angolanos e brasileiros”.

PUBLICIDADE

O diretor-geral da ERA salientou ainda a medida criada “para reformados da União Europeia, que estão isentos do pagamento de IRS durante pelo menos 10 anos, se residirem metade do ano em Portugal”.

Ao abrigo desta medida, a grande fatia de investidores “são holandeses e franceses”, acrescentou.

O crescimento do investimento estrangeiro já representa “cerca de 20% da faturação em algumas lojas [da ERA] de Lisboa”, havendo um maior interesse por imóveis “no centro da capital, no Parque das Nações e na Linha do Estoril”, sendo que a presença de compradores estrangeiros fora de Lisboa ainda “é residual”, comentou.

Para Miguel Poisson, “Portugal está a transformar-se numa mini Florida da Europa”, prevendo que “o investimento estrangeiro continue a aumentar”.

O arrendamento, apesar de ter aumentado cerca de 90% a nível de transações entre 2011 e 2012, não cresceu em 2013, representando 30% do volume total de transações da ERA.

Em 2013, a imobiliária realizou cerca de 10 mil transações e registou um valor de vendas de mil milhões de euros.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE