Politécnico

IEFP vai aumentar qualificações dos trabalhadores do Politécnico de Coimbra

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 16-01-2023

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) vai aumentar a qualificação dos trabalhadores do Politécnico de Coimbra, através de formações nos Centros Qualifica, no âmbito de uma parceria assinada hoje.

PUBLICIDADE

“Com a assinatura deste acordo, o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) reconhece que o aumento da qualificação dos seus trabalhadores constitui um recurso fundamental ao desenvolvimento do País e que está disponível para colaborar na promoção deste desígnio, nomeadamente dando continuidade à promoção da formação dos seus trabalhadores”, refere um comunicado enviado à agência Lusa.

Citado na nota, o presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, explicou que esta parceria vem “alargar o espectro do trabalho e de colaboração que podemos fazer em conjunto com o IEFP, em complementaridade com outras entidades e não em concorrência”.

PUBLICIDADE

O dirigente destacou ainda o caminho que a instituição tem feito de inserção no território através de diversas iniciativas, nomeadamente com a criação de polos de ensino superior na Lousã e em Cantanhede, mas também com o desenvolvimento de projetos como o @GIR – Gabinetes de Inovação Territorial, em conjunto com autarquias e a associação Coimbra iTEC com o Instituto Superior Miguel Torga e o Conselho Empresarial da Região de Coimbra (CERC).

Na cerimónia de assinatura do protocolo, o delegado regional do Centro do IEFP, António Alberto Costa, realçou o papel dos centros Qualifica na estratégia de formação ao longo da vida, envolvendo as instituições, em particular as de ensino superior, e as empresas.

PUBLICIDADE

publicidade

O responsável salientou que existe uma geração “que não beneficiou de formação ao longo da vida e que este é um direito de todos”, reforçando a necessidade de aumentar a formação da população nas áreas do emprego digital e das “competências verdes”.

Para António Alberto Costa, esta formação certificada será resultado de um processo de identificação de necessidades de formação junto dos trabalhadores, bem como das condições de espaço e de calendarização para a realização da mesma.

A formação aos trabalhadores do IPC será ministrada através dos centros Qualifica dos centros de Emprego e Formação Profissional de Coimbra e do Pinhal Interior Norte.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE