Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

IEFP com mais e melhor oferta formativa no Centro de Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 20-10-2018

O Serviço de Formação de Coimbra do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP)  promoveu um “dia aberto à comunicação social” com o objectivo de divulgar o muito que é feito neste espaço localizado na Pedrulha, na zona Norte da cidade.

PUBLICIDADE

Os responsáveis António Alberto Costa (Delegado Regional do Centro do IEFP), António José Francisco (Director do Centro de Emprego e Formação de Coimbra), Paula Urbano Antunes (Subdelegada Regional do IEFP) e Sónia Pinto (Diretora-Adjunta  do  Centro de Emprego e Formação de Coimbra) fizeram as honras da casa.

PUBLICIDADE

publicidade

Sempre disponíveis, deram a conhecer o espaço e a oferta formativa, tendo a visita terminado com um bom almoço confecionado e servido pelos formandos dos cursos da área de Educação e Formação de Hotelaria e Restauração.

PUBLICIDADE

O Centro de Coimbra, que abrande 10 concelho da região, disponibiliza uma oferta que vai da educação e formação de adultos, à especialização tecnológica, formação modular, competências básicas ou ao português para todos.

Mais 4500 pessoas obtiveram cerca de 1 milhão de horas de formação ministrada por cerca de 500 formadores.

O serviço possui áreas apetrechadas para cada formação, destacando-se os espaços dedicados à restauração, soldadura, carpintaria, mecânica automóvel, estética e cabeleireiro. 

Aumentar as qualificações no domínio da formação, quer de ativos empregados, como de ativos empregados, são alguns dos objetivos do centro localizado na Pedrulha, com muito desse esforço a ser feito em colaboração para empresas.

Para além dos desempregados, a unidade proporciona a valorização de “activos empregados”, qualificando e certificando, disponibilizando  ainda formação a distância para desempregados.

O centro está atento às necessidades em áreas que vão da restauração à industria, serviços ou estética, oferecendo uma oferta formativa prática e moderna, preparando o pessoas para um mercado de trabalho com boa procura.

No entanto, sectores como as carpintaria, electricidade, climatização, construção civil, transportes,” onde se ganha bem”, têm dificuldades em atrair pessoas pessoas interessadas em obter a formação que lhes daria emprego imediato.

Ouça parte da nossa conversa com António Francisco:

O Delegado Regional do IEFP lembrou que este centro de formação é um dos mais antigos de Portugal. É do tempo em que Coimbra era considerada a terceira cidade portuguesa.

Apesar dos esforços que têm sido feitos para a sua requalificação, o centro inaugurado nos anos 70,  não tem respostas para todas necessidades e solicitações, mas tem feito um grande esforço para se adaptar às necessidades deste século XXI.

Existe uma enorme vontade forte de modernizar o centro de formação de Coimbra naquilo que tem de ser modernizado.

É melhor a formação dada por um bom formador, ainda que num espaço sombrio, do que a que dada por um mau formador num espaço mais bonito. O ideal é juntar as duas coisas, mas o que faz a diferença são as pessoas, frisa Alberto Costa.

O programa “português para todos”, destinado aos emigrantes (cada vez mais procurados pelas empresas da região) é uma das apostas do IEFP, que assim mostra estar atento aos novos tempos e exigências.

Temos uma estrutura de emprego ainda com bastantes lacunas, por isso temos de elevar o patamar de escolaridade e qualificação, sublinha Alberto Costa.

É extremamente fácil passar em qualquer sitio onde há emprego e ver que “há um dedo do centro de emprego ou do centro de formação”, realça o delegado.

Alberto Costa frisa que urge garantir que esta geração não vai passar pelo que passaram os nossos pais, que, como se sabe,  tiveram um mundo profissional totalmente encerrado. Temos de repetir aos jovens que devem saber línguas, dominar as plataformas informáticas, para que no futuro possam ter mais saídas profissionais, defende.

Ouça parte da nossa conversa com Alberto Costa: 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com