Gestor do CHUC vai para a administração da Idealmed dos chineses da Luz Saúde

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 16-02-2018

Notícias de Coimbra sabe que os chineses que tomaram conta da Idealmed convidaram um vogal do CHUC para exercer funções de topo na universalidade deste conglomerado integrado na Luz Saúde.

PUBLICIDADE

pedro beja afonso

Falamos de Pedro Beja Afonso, que vai ter grandes responsabilidades na gestão da IDEALMED e em outras empresas do grupo de capitais chineses.

PUBLICIDADE

publicidade

Aquele que vai ser um dos homens fortes da unidade de Coimbra e do grupo Luz Saúde encara este convite como um novo desafio profissional e salienta que não sai desmotivado do público para o privado.

Pedro Beja Afonso é vogal executivo do Conselho de Administração do CHUC para onde entrou em maio de 2017.
Foi assessor do Conselho Directivo de Administração Regional de Saúde do Centro, Presidente do Conselho de Administração Hospital Distrital da Figueira da Foz, Coordenador da Equipa Regional de Apoio – Cuidados de Saúde Primários Administração Regional de Saúde do Centro e vogal executivo do Conselho de Administração Hospital São Sebastião.

PUBLICIDADE

idealmed

Recordamos que em janeiro a Luz Saúde anunciou a compra de 70% da Capital Criativo Healthcare Investments II, que controla a Idealmed, dona da Unidade Hospitalar de Coimbra.

A operação de concentração consiste na aquisição indireta pela Luz Saúde do controlo das sociedades Idealmed III – Serviços de Saúde, Imacentro – Clínica de Imagiologia Médica do Centro e Idealmed Ponte Galante, através da aquisição de 70% do capital da Capital Criativo Health Care Investments II, que detém o controlo direto das Sociedades Idealmed. A Idealmed já era detida em 10% pela dona do Hospital da Luz, segundo o aviso publicado hoje.

Numa comunicação à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), em 22 de janeiro, a Luz Saúde destaca que a Unidade Hospitalar de Coimbra, inaugurada em 2012, dispõe de cinco salas de bloco cirúrgico, duas salas de parto, 71 gabinetes de consulta e capacidade para 66 camas de internamento.

A Capital Criativo Health Care Investments II é dona da totalidade do capital da Idealmed III, Serviços de Saúde, Imacentro – Clínica de Imagiologia Médica do Centro e Idealmed Ponte Galante, empresas que compõem o grupo Idealmed.

Este grupo, por seu turno, detém a Unidade Hospitalar de Coimbra e quatro clínicas de cuidados em regime de ambulatório no centro de Coimbra, Figueira da Foz, Pombal e Cantanhede, de acordo com a nota à CMVM.

A aquisição de 70% da participação na sociedade Capital Criativo Health Care Investments II, custou 35 mil euros à Luz Saúde, controlada pela Fosun International.

“Para além do valor desta contrapartida, a totalidade do valor investido pela Luz Saúde, a título de capital e de dívida acionista, na aquisição do controlo sobre a CCHC2 e indiretamente sobre as sociedades do Grupo Idealmed ascende ao montante de 19,99 milhões de euros”, segundo a Luz Saúde.

Luz Saúde, SA (ex Espírito Santo Saúde, SGPS, SA) foi criada em 2000, tem 24 unidades de cuidados de saúde (onde se incluem onze hospitais privados, um hospital do SNS explorado pela Luz Saúde em regime de Parceira Público-Privada (PPP), dez clínicas privadas a operar em regime de ambulatório e duas residências sénior) e está presente nas regiões Norte, Centro, Centro-Sul de Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira.

No epicentro destes grandes negócios internacionais estão dois filhos de Coimbra.  Nuno Gaioso Ribeiro, CEO da Capital Criativo e José Alexandre Cunha, fundador da Idealmed, cuja maioria do capital social pertencia ao ex-emigrante e bairradino Carlos Dias.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE