Economia

IAPMEI disponibiliza ferramenta para avaliar maturidade digital das empresas

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 25-03-2019

O IAPMEI– Agência para a Competitividade e Inovação, já colocou no seu site a SHIFT to 4.0, uma ferramenta de autodiagnóstico que, de uma forma simples e automática, permite às empresas, de qualquer setor, dimensão ou localização, avaliar o seu estado de maturidade digital.

PUBLICIDADE

Para isso, basta preencher um inquérito, obtendo no final um documento de reflexão, com linhas orientadoras para melhorar o caminho a seguir rumo à Indústria 4.0.

PUBLICIDADE

A avaliação SHIFT to 4.0 é suportada na análise de 6 dimensões da indústria 4.0, que constituem a essência da i4.0. A partir dos diferentes temas de cada dimensão é possível posicionar a empresa num dos 6 estados de maturidade i4.0.

A partir desta base podem ser identificadas oportunidades, boas práticas, ferramentas, medidas e ações que possam apoiar os processos de reflexão estratégica das empresas, em particular das PME, no seu percurso de transformação digital e reforço de competências nesta área.

PUBLICIDADE

publicidade

Desenvolvida pelo ISQ e promovida pelo IAPMEI, a conceção da SHIFT to 4.0 teve por base o inquérito criado pelo IW Consult da Cologne Institute for Economic Research e pela FIR da RWTH da Universidade de Aachen, tendo sido adaptado à realidade portuguesa pelo ISQ em colaboração com Cristina Barros, na qualidade de Cocoordenadora Técnica do EIXO 3 do Programa INCODE 2030.

Até ao fim de maio de 2019, a iniciativa piloto SHIFT to 4.0, à qual se associaram diversas entidades do Sistema Científico e Tecnológico, possibilitam que um conjunto de empresas beneficiem da realização de um exercício de avaliação de maturidade i4.0 com o seu apoio e disponham de informação complementar, não explorada no exercício de autodiagnóstico.

Para consultar toda a informação sobre a ferramenta SHIFT to 4.0 e aceder ao inquérito sobre a maturidade digital de cada empresa, basta aceder ao link: https://shift4.isq.pt/shift.html#TOP

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE