Coimbra

Hospital da Luz Coimbra realiza técnica cirúrgica minimamente invasiva

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 28-11-2019

O Hospital da Luz Coimbra (HLC) realizou mais uma abordagem cirúrgica minimamente invasiva na artroplastia total da anca utilizando via superior direta, em dois doentes. 

PUBLICIDADE

Jorge Fonseca, Javier Pinilla, Gonçalo Marques, Armando Pires, João Pereira, Joana Pinto, José Andrade e Pedro Nascimento

Armando Pires, ortopedista do HLC, liderou a equipa que realizou estas artroplastias da anca, utilizando aquela via. Javier Ara Pinilla, Chefe de Serviço de Cirurgia Ortopédica e Traumatologia no Hospital Universitário Nossa Srª da Candelaria (Santa Cruz de Tenerife), colaborou nas cirurgias.

“A via superior direta é mais uma via de abordagem da anca pouco agressiva com menos lesão dos tecidos moles e considerável diminuição da dor pós-operatória. Estas são incisões pequenas, com poucas perdas hemáticas, sem secções musculares onde a recuperação é mais rápida com menos tempo de internamento e menos complicações que as abordagens tradicionais” explica Armando Pires.

PUBLICIDADE

“Tendo em conta estas vantagens, é possível que os doentes voltem à sua atividade diária pouco tempo após a cirurgia com um menor risco de luxações e outras complicações. Em média o internamento é de um a três dias” refere o ortopedista. A artroplastia total da anca é um procedimento amplamente realizado para tratamento da coxartrose, com excelentes resultados no alívio da dor e melhoria da qualidade de vida.

Esta cirurgia pode ser realizada por diferentes vias de abordagem, sendo que estas têm impacto direto na recuperação do doente no pós-operatório imediato e tardio, assim como na funcionalidade da prótese e dor pós-operatória. “Outra das vantagens destas cirurgias é nos pacientes com fraturas do colo femoral, quando são jovens, têm menores indicies de luxações se realizarmos este tipo de abordagem” acrescentou Javier Ara Pinilla.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE