Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Hospital CUF Coimbra inova no tratamento de cancro da próstata  

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 09-03-2021

O Hospital CUF Coimbra realizou recentemente, uma técnica minimamente invasiva no tratamento do Cancro da Próstata, utilizando pela primeira vez neste tipo de cirurgia, um novo sistema de imagem, que combina as tecnologias 3D e 4K, permitindo uma maior precisão cirúrgica e uma abordagem muito minuciosa e precisa das estruturas anatómicas a intervencionar, melhorando significativamente a qualidade de vida do doente.  

PUBLICIDADE

A intervenção cirúrgica realizada, recentemente, no Hospital CUF Coimbra consistiu na remoção total da próstata por laparoscopia – uma técnica cirúrgica minimamente invasiva – com recurso a um novo sistema de imagem que permite uma visualização de alta resolução.

Na cirurgia minimamente invasiva com recurso a tecnologia 3D, os cirurgiões, que dispõem de um ecrã com imagem a três dimensões, utilizam óculos específicos que lhes permite visualizar em profundidade e com maior realismo e precisão a área do corpo que irá ser intervencionada. O sistema utilizado nesta cirurgia “permite uma melhor definição de imagem face aos sistemas utilizados habitualmente, possibilitando uma abordagem muito minuciosa e precisa das estruturas anatómicas”, explica Ricardo Leão, Coordenador de Urologia do Hospital CUF Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

As principais vantagens desta técnica residem no facto de “possibilitar uma cirurgia de grande precisão, com menor probabilidade de complicações ao que corresponde um menor tempo de internamento para doente. Este sistema de imagem permite, com grande exatidão, a preservação de estruturas que garantem a manutenção das funções urinária e erétil, melhorando significativamente a qualidade de vida do doente”, adianta o especialista.

A equipa de Urologia do Hospital CUF Coimbra, composta por especialistas com elevada diferenciação clínica, tem vindo a privilegiar a abordagem minimamente invasiva para o tratamento cirúrgico de doentes com cancro da próstata, sendo a laparoscopia a terapêutica de eleição, pelo facto de ser menos invasiva e com vantagens significativas para o doente.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com