Saúde

Hospital CUF Coimbra cria Unidade dedicada às doenças da mama

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 07-11-2022

Com o objetivo de prestar uma resposta diferenciada à população, e ampliar a oferta existente na região, o Hospital CUF Coimbra criou a Unidade da Mama, que conta com uma equipa dedicada de profissionais de todas as especialidades envolvidas no diagnóstico e tratamento das doenças da mama, quer sejam malignas ou benignas. 

PUBLICIDADE

A complexidade do diagnóstico e tratamento das doenças da mama implica o envolvimento de uma equipa diferenciada para um correto diagnóstico em fase precoce e consequente melhoria de prognóstico. Para dar resposta a todas as pessoas com patologia da mama e às suas necessidades específicas, o Hospital CUF Coimbra criou a Unidade da Mama, coordenada por Helena Gervásio, Oncologista e Daniel Pereira da Silva, Ginecologista.

O cancro da mama é a doença oncológica mais prevalente na mulher, exigindo uma abordagem integrada e abrangente. “A Unidade da Mama do Hospital CUF Coimbra assegura uma resposta completa a todas as necessidades da mulher – desde a prevenção, passando pelo diagnóstico, tratamento e seguimento da pessoa após o tratamento”, explica o Coordenador. 

PUBLICIDADE

Nesta unidade multidisciplinar o doente é avaliado e acompanhado por uma equipa dedicada e com experiência no seguimento destas doenças, constituída por especialistas de Ginecologia, Oncologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética, Radiologia e Anatomia Patológica. Os doentes têm, ainda, apoio de enfermagem, nutrição e psicologia, especializados em oncologia e o auxílio da Gestora Oncológica, uma assistente pessoal, que agiliza as marcações e acompanha todo o processo para uma maior comodidade do doente. 

O Hospital CUF Coimbra garante, ainda, uma resposta diferenciada ao disponibilizar um diagnóstico precoce e personalizado, “fazendo-se uma avaliação do risco que a mulher tem para desenvolver cancro da mama, e de acordo com o perfil da pessoa será indicado quando iniciar o rastreio, o tipo de exames a realizar e a frequência deles”, explica Daniel Pereira da Silva. Posteriormente, “todos os casos são avaliados numa reunião multidisciplinar, onde os diferentes especialistas discutem o melhor tratamento para cada caso concreto, com base em protocolos de atuação que seguem os padrões internacionais mais exigentes”, o que possibilita uma resposta mais completa em cada uma das doenças, completa Helena Gervásio.

PUBLICIDADE

publicidade

O diagnóstico precoce é fundamental para um bom prognóstico da doença e, nesse sentido, assegurar os melhores meios de diagnóstico tem sido uma aposta do Hospital CUF Coimbra que passa a disponibilizar um novo equipamento de mamografia com tecnologia 3D, designado de Tomossíntese, que permite realizar exames com maior precisão. 

O Hospital CUF Coimbra pretende, assim, continuar a prestar cuidados de saúde mais completos e garantir tratamentos cada vez mais personalizados e atempados.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE