Coimbra

Horizonte 2020 investe milhões em Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 12-04-2019

A cooperação da Universidade de Coimbra, do Instituto Pedro Nunes, da Universidade de Newcastle Upon Tyne e da Universidade Medical Center Groningen, dará origem ao centro de excelência MIA-Portugal.

PUBLICIDADE

Este novo centro será o primeiro no domínio da investigação sobre envelhecimento no Sul da Europa e tem como objetivo melhorar a saúde e o bem-estar de uma população em envelhecimento, bem como beneficiar da excelência científica e potencial de inovação para gerar oportunidades de negócio.

PUBLICIDADE

Nas palavras de Carlos Moedas, Comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação: «O talento científico está por toda a Europa, mas em algumas regiões da União Europeia não encontra terreno fértil para se desenvolver. Queremos mudar esta realidade e é por este motivo que investimos 900 milhões de euros do Programa de Investigação e Inovação da UE para o desenvolvimento de parcerias e a criação de centros de excelência que ajudem os investigadores de talento a alcançar todo o seu potencial.»

A Comissão Europeia investe 195 milhões de euros na criação e desenvolvimento de 13 novos «centros de excelência» em sete Estados-Membros, ajudando assim a impulsionar o desempenho da investigação e da inovação e a inspirar a comunidade científica a desenvolver novos produtos e processos em paralelo com os principais institutos científicos de toda a Europa.

PUBLICIDADE

publicidade

Para serem financiados pelo Programa-Quadro Horizonte 2020, o programa de investigação e inovação da UE, os 13 projetos estarão localizados na Bulgária (1), em Chipre (3), na República Checa (2), na Estónia (1), na Letónia (1), na Polónia (3) e em Portugal (2).

Cada projeto receberá cerca de 15 milhões de euros após a assinatura da convenção de subvenção final com a Comissão, no segundo semestre de 2019.

A subvenção permitirá que os novos centros de excelência formem parcerias com instituições científicas de ponta em toda a Europa, em domínios como a saúde, a investigação marinha e marítima, a produção industrial, a biodiversidade e os nanomateriais.

As 13 propostas de projetos foram selecionadas para financiamento a partir da vertente «Teaming» do Programa Horizonte 2020 destinada a facilitar o reforço institucional nos países com baixo desempenho em matéria de investigação e inovação. Os projetos funcionam em estreita cooperação com as principais instituições científicas europeias.

Está disponível um conjunto de medidas com um orçamento total de cerca de 900 milhões de euros para alargar a participação das universidades e organizações de investigação em países com menos atividades de Investigação & Inovação nos convites à apresentação de propostas do Programa Horizonte 2020.

Estes incluem os instrumentos de Teaming, Twinning e Cátedras do CEI. Os Estados-Membros elegíveis para o Teaming incluem todos os que aderiram à UE após 2004, mais Portugal e o Luxemburgo, bem como alguns dos países terceiros associados ao Programa Horizonte 2020

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE