Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Hoje é o dia em que a UC comemora 727 anos. Parabéns!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 01-03-2017

A coreógrafa, professora e programadora Madalena Victorino, vencedora do Prémio Universidade de Coimbra 2017, no valor de 25 mil euros, vai receber o galardão na Sessão Solene comemorativa dos 727 anos da Universidade de Coimbra, nesta quarta-feira, dia 1 de março.

PUBLICIDADE

universidade de coimbra

Antes da entrega deste prémio, ao meio dia, há Missa Solene na Capela de São Miguel da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo a UC,  a cerimónia vespertina começa com a intervenção de Ernesto Costa, em representação do Conselho Geral da Universidade de Coimbra.

De seguida Rita Marnoto, docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, apresenta Madalena Victorino.

PUBLICIDADE

Madalena Victorino vai receber o galardão e apresentar uma conferência intitulada “As Danças dos Dias: Diário de um percurso de trabalho sobre o corpo comum, a sua imaginação e a sua luz”.

A cerimónia continua com a intervenção do Reitor da UC, João Gabriel Silva, seguida da entrega das cartas doutorais aos novos Doutores e a homenagem aos aposentados e jubilados.

A 1 de março arranca a 19.ª Semana Cultural da Universidade,  dedicada ao tema “Quem Somos?”, destacando-se neste dia o concerto pela Orquestra Académica da Universidade de Coimbra que interpretará obras de Francisco Lacerda, Joly Braga Santos, Zeca Afonso e Gustav Holst.

Na Wikipedia podemos ler  que a  Universidade de Coimbra (sigla: UC) GCSE é uma universidade pública localizada na cidade de Coimbra, em Portugal. É uma das universidades ainda em operação mais antigas do mundo, a mais antiga e uma das maiores universidades do país. Composta por 3 polos, 8 faculdades e 18 museus, a instituição conta ainda com o Jardim Botânico e o Estádio Universitário de Coimbra em um espaço com 24 815 alunos em 2010.

A sua história remonta ao século seguinte ao da fundação da nação portuguesa, dado que foi criada a 1° de março de 1290, quando o rei D. Dinis I assinou em Leiria o documento Scientiae thesaurus mirabilis, criando a universidade, o qual foi intermediado e confirmado pelo Papa. Fixada definitivamente em Coimbra em 1537, sete anos depois todas as suas faculdades se instalam no antigo Paço Real da Alcáçova (denominado Paço das Escolas após a sua aquisição pela Universidade de Coimbra em 1597).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com