Coimbra

Helena Freitas preocupada com futuro da Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 13-09-2018

Helena Freitas, ex-Vice-Reitora da Universidade de Coimbra, afirma que a Universidade de Coimbra perdeu atratividade.

PUBLICIDADE

Veja o que Helena Freitas escreveu no Facebook:

PUBLICIDADE

A minha instituição (Universidade de Coimbra), através do seu orgão máximo, expressou publicamente júbilo pelo número extraordinário de alunos que entraram na 1ª fase.

Também fiquei naturalmente satisfeita e não me questionei sequer sobre a composição e qualidade das escolhas. Há, no entanto, uma leitura dos dados que se justifica, e que nos deve interpelar a todos os que estimam esta instituição (e a cidade!), porque é preocupante e as suas causas tenderão a permanecer e a assumir impacto crescente se evitarmos o confronto realista.

PUBLICIDADE

publicidade

A verdade é que, em especial nos cursos tradicionalmente mais competitivos e relevantes para a afirmação global da instituição universitária, a maioria dos alunos que entraram não o fizeram em primeira escolha, mas sim em 3ª, 4ª, 5ª ou mesmo 6ª opção. Esta situação revela uma inequívoca perda de atractividade que deve ser encarada e combatida.

É claro que as causas são múltiplas, e não se limitam à instituição universitária, reflectindo também a perda de competitividade e atractividade da própria cidade.

Para os jovens, esta simbiose é cada vez mais essencial no acto da escolha; os argumentos da tradição vão perdendo valor, e aqueles que prevalecem – uma relação estreita, simbiótica e plural entre a qualidade da oferta lectiva e científica, um contexto económico vivo e competitivo, e os apelos de uma cidadania urbana intensa e cosmopolita – não estão ao alcance imediato, mas carecem de planeamento estratégico consistente, liderança e sintonia entre os protagonistas que podem conduzir a mudança”. 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE