Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Chamas “podem atingir habitações” em Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 11-08-2017

O presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, ativou o Plano Municipal de Emergência, pelas 19:40 de hoje, devido a um incêndio florestal que lavra com intensidade na zona de Lamarosa.

PUBLICIDADE

fogo

As chamas “podem atingir habitações” na povoação de Casal do Bom Despacho, na freguesia de Lamarosa, disse à agência Lusa o autarca.

PUBLICIDADE

publicidade

“Estão mobilizados todos os meios disponíveis”, acrescentou Manuel Machado, sublinhando que são necessários “todos os cuidados”.

O fogo que está a atingir aquela zona do concelho, na área limite com os municípios de Cantanhede e de Montemor-o-Velho, teve origem hoje, pelas 14:50, em povoamento florestal, na área de Portunhos, no município de Cantanhede.

PUBLICIDADE

De acordo com a página da Proteção Civil na internet, o incêndio estava a ser combatido, pelas 20:00, por perto de duas centenas e meia de operacionais, apoiados por 63 veículos e três meios aéreos.

O incêndio que deflagrou na quinta feira, na zona de Barcouço, concelho da Mealhada, também já alastrou ao município de Coimbra, na área de Vil de Matos e Mourelos, progredindo igualmente com violência e suscitando também “muita preocupação”, disse Manuel Machado.

Mais de 300 operacionais estão a combater dois incêndios no concelho de Cantanhede, um dos quais se estendeu ao concelho de Coimbra provocando o corte da autoestrada A14 e da Estrada Nacional (EN) 111 que ligam à Figueira da Foz.

De acordo com a página da Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o incêndio que começou às 14:50 de hoje na localidade de Portunhos tem uma frente ativa em povoamento florestal e estava a ser combatido às 20:50 por 227 operacionais e 61 veículos, apoiados por três meios aéreos.

De acordo com a mesma informação, este incêndio provocou o corte da autoestrada A14 Coimbra-Figueira da Foz, entre os nós da estrada nacional 335 (Arazede/Cantanhede) e o nó da estrada 234-1, em Ançã.

Fonte dos bombeiros disse que este incêndio que deflagrou em Portunhos atravessou a A14 e entrou no concelho de Coimbra, onde lavra perto de povoações, no limite leste daquele município, que faz fronteira com o concelho de Montemor-o-Velho.

Fonte da GNR de Coimbra informou, por seu turno, que para além da A14 foi cortada a EN 111 entre a zona da Geria e o limite leste do concelho, perto da localidade de Lamarosa, na fronteira com o concelho de Montemor-o-Velho.

Já o presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, disse à Lusa que o incêndio que ameaça aquela área eclodiu em Cantanhede e as chamas estão a “ameaçar casas” nos limites do seu concelho, na zona da povoação de Casal das Figueiras (Coimbra).

A autarquia tem máquinas no local e está a fazer “um esforço de contenção, abrindo aceiros”, indicou o autarca.

O outro incêndio que preocupa os bombeiros em Cantanhede eclodiu às 13:50 em Venda Nova do Bolho, freguesia de Sepins e está a ser combatido por 107 operacionais, 32 viaturas e um meio aéreo.

A página da ANPC indica que este incêndio é uma reativação e tem duas frentes ativas em povoamento florestal.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com