Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Há um segredo para o bolo-rei d’ A Pousadinha em Tentúgal ser “o melhor dos melhores” (com vídeo)

Bruna Correia | 1 ano atrás em 25-11-2022

A Pousadinha, em Tentúgal (Montemor-o-Velho), é dona e senhora do “melhor dos melhores” bolos-rei do país. A distinção surgiu no âmbito do 11º Concurso Nacional de Bolo Rei Tradicional Português, promovido pelo Centro Nacional de Exposições (Cnema), em parceria com a Qualifica/oriGIn Portugal. O Notícias de Coimbra foi ao local descobrir o segredo.

PUBLICIDADE

“O segredo é a matéria prima de qualidade”, partilhou Sónia Outeiro, engenheira alimentar e diretora de qualidade d’ A Pousadinha.

Quanto à receita, é a tradicional, destacando-se as frutas cristalizadas, até porque para Sónia Outeiro “não há como não seguir o tradicional, sempre sem grandes invenções”. O método de fabrico e cozedura mantém-se há largos anos e o certo é que esta coroa natalícia não está pronta em menos de três horas.

PUBLICIDADE

publicidade

O bolo-rei já tinha ficado em 3º lugar no concurso “O Melhor Bolo-Rei de Portugal” da Associação do Comércio e da Indústria de Panificação (ACIP), mas desta vez foi mais longe.

“Este ano dedicámo-nos a obter prémios em concursos e, felizmente, graças ao produto e aos produtores da casa, está a ser reconhecido e para nós é muito bom. É um reconhecimento de todo o trabalho. Não que nos outros anos tenha sido um trabalho idêntico, e os nossos clientes sabem disso, mas este ano sendo reconhecido a nível nacional acaba por ser um privilégio muito grande”, avançou.

PUBLICIDADE

O prémio é beneficiar de um stand tipo gratuito no Salão Prazer de Provar 2023, durante a Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo.

A verdade é que desde que foi conhecido este prémio — no início desta semana — a procura “tornou-se maior” e já são muitas as encomendas. O preço é de 18€ o quilo e para garantir que tem esta delícia na sua mesa de Natal basta contactar o 239 951 158.

Também o bolo rainha e o bolo-rei escangalhado d’ A Pousadinha conquistaram medalhas no mesmo concurso nas respetivas categorias. Ao bolo rainha foi atribuída a medalha de prata e, ao bolo-rei escangalhado, a medalha de bronze.

O bolo rainha também segue a receita tradicional — rica em frutos secos —, já o bolo-rei escangalhado diferencia-se até na sua forma. É retangular e, além dos frutos secos, é coberto de doce de chila. O valor de ambos é de 20€ o quilo.

Para Sónia Outeiro, “não há muito a aprimorar nas receitas”. “Eu considero que há a manter. Continuar a adquirir a matéria prima da melhor qualidade possível, o que atualmente é um pouco dispendioso, mas é o que temos. E continuar a manter a dedicação na produção”, adiantou ao NDC.

Veja o direto da entrevista do NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com