Coimbra

“Há suficiente produção de leite” em Portugal para encarar as contingências provocadas pela Covid-19

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 17-03-2020

 A APROLEP – Associação de Produtores de Leite de Portugal garantiu hoje que “há suficiente produção de leite” no país para encarar as contingências provocadas pela Covid-19, assegurando que os agricultores estão a “trabalhar normalmente”.

PUBLICIDADE

Portrait of beautiful young asian woman with a glass of on table white background, concept Healthy Lifestyle, cheerful girl in living room.

“Temos suficiente produção de leite para Portugal. Não há motivos para preocupações. Apesar de algumas questões pontuais, estamos a trabalhar normalmente e temos suficiente alimento armazenado para os animais”, disse Carlos Neves, secretário-geral do organismo.

O dirigente admitiu alguns “constrangimentos” na aquisição de materiais necessários para a operacionalidade das explorações e no fornecimento de rações que complementem a alimentação dos animais, mas garantiu que, por enquanto, “tudo tem funcionado sem problemas”.

PUBLICIDADE

“No nosso caso, o teletrabalho não é possível. Por isso, temos transmitido aos nossos associados os cuidados que devem ter para evitar serem contaminados. Há muitas explorações familiares onde é preciso que todos continuem saudáveis para trabalhar”, disse Carlos Neves.

Nas recomendações feitas pela APROLEP é pedido aos agricultores que, entre outras coisas, “fiquem em casa, na vacaria e saiam apenas para ir aos campos ou qualquer deslocação indispensável”, “evitem visitas à vacaria de pessoas externas, exceto entregas de encomendas ou outras situais essenciais” e que “mantenham níveis seguros de ‘stock’ de rações, gasóleo, medicamentos veterinários e outros fatores de produção”.

PUBLICIDADE

publicidade

Carlos Neves garantiu que as “empresas que fazem a recolham do leite também já estabeleceram normas ainda mais apertadas de higiene e segurança nas operações”, mas lembrou que o vírus “não se transmite pelos alimentos”.

“A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos já assegurou que não há risco de contágio através do leite ou quaisquer outros alimentos. Além disso, o leite UHT vulgarmente consumido pelos portugueses é pasteurizado, levando um tratamento térmico. Sentimos que as pessoas continuam a perceber que o leite é um alimento essencial e seguro”, sublinhou o dirigente.

No caso de produção de leite de vaca, as explorações têm trabalhado para satisfazer os pedidos das fábricas e supermercados face à maior procura dos consumidores nos últimos dias, mas disse ter conhecimento que no caso do leite de ovelha e cabra tem havido uma quebra.

“Sei que algumas dessas explorações reduziram a produção porque as queijarias que trabalham para a restauração já não estão a vender tanto”, partilhou.

Carlos Neves disse, ainda, que APROLEP está em permanência a acompanhar o que acontece com o setor do leite em países como Itália ou Espanha, que foram mais afetados pela propagação do novo coronavírus, e vincou que a maior preocupação da associação “está a ser proteger a saúde dos agricultores, a maior parte já com alguma idade”. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE