Coimbra

Há residências da UC a fechar para muitos alunos

Rui Avelar | 4 anos atrás em 11-03-2020

Várias residências da Universidade de Coimbra (UC) vão fechar para muitos alunos, a partir de quinta-feira (12), por causa do novo coronavírus.

PUBLICIDADE

A medida é justificada com o desejo de conter a disseminação da doença, mas há estudantes a rotulá-la de contraproducente, porquanto ela implica dispensável circulação de pessoas.

Duas alunas auscultadas por NDC estranham que todos os estudantes sem justificação considerada válida tenham necessidade de trocar as residências pela morada de família.

PUBLICIDADE

Numa mensagem enviada a estudantes, a cujo teor NOTÍCIAS de COIMBRA teve acesso, os Serviços de Acção Social da UC (SASUC) pedem aos habitantes das residências para as abandonarem, por, pelo menos, duas semanas, e para rumarem à casa de morada de família, caso “tenham possibilidade”.

Quanto a residentes cujos agregados familiares morem nas regiões autónomas dos Açores e Madeira e no estrangeiro, irá ser assegurado alojamento nas residências do Polo II-1, Polo II-2 e de Pedro Nunes, mediante requerimento.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo os SASUC, “na eventualidade de haver situações de residentes sem possibilidade de irem para junto do agregado familiar, apesar de não cumprirem estes requisitos, será feita uma avaliação caso a caso”.

Perante a dimensão e tipologia do alojamento, manter-se-á o funcionamento normal das residências do Observatório Astronómico e do Penedo da Saudade, bem como o alojamento em apartamentos.

Neste contexto, será suspenso, a partir de sexta-feira (13), todo o alojamento nas residências da rua da Alegria, da dos Combatentes, da do Padre António Vieira, da do Teodoro (Calhabé), Polo III, da rua de António José de Almeida, da de Santos Rocha, da de João Jacinto e de S. Salvador.

Todos os pedidos de alojamento para o período em causa, inclusive de alunos alojados nas residências que ficarão em funcionamento, devem ser enviados, através de correio electrónico, para gabadmin@sas.uc.pt, com indicação de assunto “Alojamento COVID-19” e contendo o nome completo, o número mecanográfico e o contacto telefónico do(a) requerente.

Quanto aos residentes do Polo II-1, Polo II-2 e de Pedro Nunes que saiam das instalações dos SASAUC neste período, os quartos têm de ser completamente esvaziados e as respectivas chaves entregues, havendo a possibilidade de guarda de bens nessas residências nos termos do artigo 11.º, n.os 2, 3 e 4 do Regulamento Geral das Residências Universitárias.

Foi imediatamente impossível contactar a Administração dos SASUC.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE