Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Há poucas cebolas na feira das mesmas!

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 12-08-2018

Há apenas duas “vendas” de cebolas na 33.ª edição da Feira das Cebolas, “inaugurada” no último sábado, na Praça do Comércio, em Coimbra!

PUBLICIDADE

Os dois produtores presentes tinham para venda umas 3 dúzias de tranças de cebolas, pois, segundo disseram à reportagem, o “mau tempo” não permitiu semear e plantar na altura certa.

PUBLICIDADE

publicidade

Se fosse mais para o fim de agosto, lá para o Dia de São Bartolomeu (24)  havia mais cebolas, pois as que temos para colher ainda estão a crescer, lamentou um dos casais de agricultores presentes na Feira das Cebolas, que preferia que certame se realizasse mais tarde, altura em que podiam ter na mostra mais do que estas amostras.

PUBLICIDADE

Se a oferta era escassa, a procura era ainda menor, pois quem foi feirar no dia inaugural estava mais interessado na actuação na actuação dos ranchos ou nos petiscos e doces que são vendidos numa barraca instalada na Praça do Comércio.

O programa da noite de sábado contou com a partição do Rancho Folclórico Vilarinho das Quartas – Soajo (Arcos de Valdevez), do Rancho Folclórico Ceifeiras e Campinos de Azambuja (Ribatejo) e do Grupo Folclórico de São Pedro de Rates (Póvoa de Varzim).

As actuações marcadas para as 22:00, tiveram inicio às 22:45, prolongando as bem acolhidas exibições para além da meia noite.

Veja alguns dos mais belos momentos das exibições:

A 33.ª edição da Feira das Cebolas decorre até 18 de agosto e pretende ser uma reposição da antiga Feira de S. Bartolomeu, mas, pelo que se viu no primeiro dia, será mais um “festival de folclore” com comida e bebidas.

O espaço acolherá aqueles que cultivam a terra na freguesia de Cernache, que, como se viu ontem, são poucos.

O programa cultural inclui a actuação nocturna de vários ranchos de diversos locais de Portugal. 

Hoje domingo, 12 de agosto, sobe ao palco, às 21h30, o Grupo de Danças e Cantares de Alfena (Porto) e, pelas 22h20, é a vez do Grupo de Concertinas “Sons de Casconha” (Casconha).

O Grupo Folclórico As Tecedeiras de Almalaguês proporcionará, na segunda-feira (dia 13), com início pelas 22h15, muita animação para essa noite.

Para 14 de agosto estão previstas as atuações do Grupo Folclórico Etnográfico da Ribeira da Mata (Soure), pelas 21h30, e do Grupo de Concertinas “Foles e Cantorias de Santa Clara” (Coimbra), pelas 22h20.

A  Feira das Cebolas é fruto de uma coorganização da Câmara Municipal de Coimbra e da Associação Grupo Folclórico “Os Camponeses de Vila Nova de Cernache”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com