Quer ver postais antigos de Coimbra? Vá à Sala da Cidade

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 18-01-2018

 

PUBLICIDADE

“Postais ilustrados de Coimbra. Partilha de lugares e passagens” é o título da exposição que a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) leva a cabo, de 20 de janeiro a 24 de março, na Sala da Cidade.

PB-00235A exposição resulta de uma seleção de cerca de 400 postais ilustrados de Coimbra, que a CMC adquiriu ao colecionador Pedro Bandeira, os quais integram a coleção do acervo municipal da imagoteca.

PUBLICIDADE

Esta exposição integra um conjunto de postais, cronologicamente situados em meados do século XIX, que permitem ter uma outra visão da cidade e contando um pouco da sua história. Isto mesmo é o que também poderá ser apreciado através da exibição, em LCD, de uma série mais alargada de postais ilustrados da mesma época e temática.

PB-00745
Nas últimas duas décadas, as redes sociais ganharam primordial importância no registo de vivências e partilha de experiências, emoções e lugares. Um dos antecedentes históricos deste meio informal de comunicação e socialização é o postal ilustrado que, sendo informativo, continha igualmente grande carga emotiva. Os postais fazem-nos reviver e reconhecer emoções que nos chegam através da escrita que neles figuram, para além das informações igualmente interessantes que os próprios veiculam.
Esta exposição remete-nos para a função do postal ilustrado permitindo a exploração da sua imaterialidade e simbolismo.
Estará patente até ao dia 24 de março, de terça a sábado, entre as 13h00 e as 18h00. A entrada é livre.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE