Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Há uma nova escola para aprender Arts & Crafts em Portugal e é na Cerdeira

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 29-01-2018

Há muito que a aldeia da Cerdeira, a 9 km da Lousã, deixou de ser um lugar quase abandonado.

PUBLICIDADE

DSC_0263

Em 1988, Kerstin Thomas mudou-se com a sua família para este espaço, para instalar ali o seu atelier: “O que me seduziu foi a forte presença da história das pessoas e da natureza, a água cristalina que corre nestes ribeiros e o silêncio, o desafio de criar algo de novo com todo o respeito pelo passado”, diz Kerstin.

PUBLICIDADE

publicidade

 
Entre a recuperação de algumas das casas da aldeia, assim como das infraestruturas que as tornam, hoje, não só habitáveis como confortáveis e cativantes, Kerstin foi sempre mantendo o seu atelier e juntando artistas num espaço que convida à inspiração e à arte.

 
Pela Cerdeira já passaram artistas como Masakazu Kusakabe, mestre ceramista japonês com mais de 50 anos de experiência, que concebeu o Sasukenei – Forno sem fumo para cozedura de cerâmica a lenha. Em 2015, veio pela primeira vez à Cerdeira, a convite da Cerdeira Village – Arts&Crafts, para construir este forno, único na Península Ibérica, e que dotou as instalações da escola de um equipamento extraordinário ao serviço dos artistas portugueses.

PUBLICIDADE

 

 

Também o Sensei Masakazu Kusakabe apaixonou-se pela Cerdeira e regressa este ano, em Agosto, para mais um curso de cerâmica. Uma semana intensa que incluirá a cozedura das peças de cerâmica a alta temperatura no forno sem fumo, para explorar e tirar partido de todo o potencial estético de uma cozedura a lenha.

2016-05-01 16.56.51
Podemos encontrar outra presença internacional no curso de madeira, em Junho. Peter Lanyon (UK) ensinará a técnica  de criar mobiliário em madeira verde (green wood working), onde os participantes poderão construir a sua própria cadeira.

 
Para 2018 está prevista uma grande variedade de cursos, do têxtil ao desenho, da talha em madeira à fotografia, todos leccionados por artistas profissionais e experientes como Guida Fonseca, Miguel Neto, Renato Costa e Silva, e muitos outros, que colaboram com o projecto da escola desde o início.

 
Uma boa parte da oferta da Cerdeira Arts&Crafts School são cursos de iniciação, a destacar as Semanas Criativas que permitem a participação em cursos variados de apenas 1 dia. A primeira terá lugar já na semana da Páscoa de 27 a 31 de Março.

2016-05-01 16.56.51
A Cerdeira assume-se como um espaço de criação de Arts & Crafts em 2006, quando é organizado a primeira edição do encontro de artes anual Elementos à Solta – Art Meets Nature.

É um festival único do seu género em Portugal, com exposições, workshops, palestras, conversas e música, com a presença de artistas portugueses e estrangeiros, focado essencialmente nas artes e ofícios de expressão contemporânea.

Ao longo das 12 edições anuais dos Elementos à Solta, passaram pela Cerdeira mais de seis dezenas de artistas nacionais e internacionais, as suas peças habitam em toda a aldeia por estes dias, criando um ambiente de partilha de experiências e ideias entre artistas e visitantes. Este ano, o festival terá lugar nos dias 2 e 3 de Junho.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com