Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Há muita brincadeira no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 30-11-2017

O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, dedica o mês de dezembro às crianças, e ao direito de brincar, com uma exposição temática relacionada com os brinquedos populares, conferências e diversas oficinas pedagógicas. As atividades programadas no âmbito da exposição são desenvolvidas em parceria com o Instituto de Apoio à Criança.

PUBLICIDADE

Mosteiro da Raínha Santa

De 6 de dezembro a 7 de janeiro 2018 está patente uma exposição de brinquedos populares.

PUBLICIDADE

publicidade

A exposição “Brinquedos Populares”, espólio da Associação Desportiva e Recreativa do Loureiro, constituída por um conjunto de 30 quadros e diversos brinquedos manufaturados pelas mãos da própria criança ou pelos adultos mais próximos, é fruto de um trabalho e recolha nos anos 90, sob a orientação do professor João Amado.

Esta mostra pretende que cada adulto recorde a sua infância e que os mais novos possam perceber a riqueza deste valioso património.

PUBLICIDADE

Ainda no dia 6 de dezembro, pelas 17:30, João Silva Amado profere a conferência “Universo do Brinquedo Popular, um Património Cultura a Preservar”

Doutor e Mestre em Ciências da Educação, Licenciado em Filosofia. Professor jubilado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, João da Silva Amado foi também professor da Universidade de Lisboa e Professor Efetivo do Ensino Secundário. Coordenou e participou em vários projetos de investigação nacionais e internacionais e é autor e coautor de livros e artigos sobre temáticas como a indisciplina e violência na escola, bullying e cyberbullying, epistemologia, pedagogia do ensino superior e etnografia e história da infância.

O Serviço Educativo do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha em parceria com o Instituto de Apoio à Criança – IAC e no âmbito da exposição temporária “Brinquedo Popular” propõem para o mês de dezembro, a todas as famílias, crianças e seniores, atividades que prometem dar a conhecer, recordar e partilhar a infância de outros tempos.

O brinquedo popular volta ser o rei da brincadeira, que tanto pode desencadear-se com uma bola de trapos ou a bufa gato, como com a construção de uma cadeira feita com giesta!

Todas as atividades têm entrada livre e estão sujeitas a marcação prévia para o email  semscv@drcc.gov.pt ou telefone 239 801 160.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com