Coimbra

Há Lampantana até domingo!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 28-10-2016

Decorre nos dias 28, 29 e 30 de Outubro a 7ª edição do Fim de Semana da Lampantana, o festival gastronómico promovido pelo Município de Mortágua, em parceria com o setor da Restauração e Hotelaria do concelho, que dá a conhecer e promove esta iguaria tradicional de Mortágua.

PUBLICIDADE

unnamed-17

A Lampantana é um prato rico de história e tradição, daí este evento a ele especialmente dedicado, havendo quem associe a sua origem ao tempo das Invasões Napoleónicas, quando os franceses andaram por aqui. A Lampantana é confecionada com carne de ovelha, que depois de preparada e condimentada, é colocada numa caçoila de barro e vai ao forno de lenha, o mesmo onde se coze o pão. O acompanhamento é feito com batata fardada (com pele), grelos, pão caseiro, e o indispensável Vinho do Dão, o mais indicado para este prato de características suculentas.

PUBLICIDADE

 

São os 12 restaurantes aderentes onde o visitante poderá degustar este prato característico da gastronomia do concelho. O Município oferece o vinho, com o selo de qualidade da Sociedade Agrícola Boas Quintas e com rótulo especial alusivo ao evento, que os restaurantes irão disponibilizar nas refeições.

PUBLICIDADE

publicidade

Por cada dose de Lampantana servida será entregue um cupão, a preencher com os dados pessoais (nome, morada e contacto). Esse cupão será depois sorteado numa tômbola, consistindo o prémio numa caixa de vinho da série especial “Lampantana”, produção da Sociedade Agrícola Boas Quintas.

Este evento atrai anualmente muitos visitantes ao concelho, que vêm de toda a região e até de locais mais distantes, e já não dispensam a sua presença neste festival gastronómico. A Lampantana é uma marca registada do Município de Mortágua, que garante a exclusividade e identidade deste prato.

Noutros tempos a Lampantana era um prato de cariz festivo, com presença obrigatória nos casamentos, batizados e outros momentos especiais. Atualmente é um prato confecionado e servido ao longo de todo o ano, sejas nas casas particulares ou nos restaurantes. Mas ainda há a tradição, de quando vem um familiar do estrangeiro, ser confecionada uma “Lampantana”, um prato que lembra os sabores e as tradições familiares.

Tendo em conta a experiência das edições anteriores, espera-se um fim de semana muito animado, um grande movimento nos restaurantes, naquele que é um dos momentos do ano mais aguardado pelos mortaguenses, para reunir a família ou os amigos à volta da mesa, ao almoço ou ao jantar, em salutares convívios.

unnamed-18

Ingredientes

Carne de ovelha, Sal ,Alho, Salsa, Cebola, Louro, Colorau, Banha de porco, Azeite, Piripiri e Vinho tinto

Acompanhamento: batata fardada e grelos

Preparação

Corta-se a carne em nacos e coloca-se numa caçoila de barro. Juntam-se os temperos (sal, alho, salsa, cebola, louro, colorau, banha de porco, azeite e piripiri), envolvendo-os bem na carne. É altura de adicionar vinho (sempre tinto). Deve-se ter em atenção a quantidade de vinho, não deitando nem a mais nem a menos, apenas o suficiente para cobrir a carne, por forma a evitar que a carne fique seca ou se desfaça. Uma nota importante: convém que seja um vinho encorpado, com alguma qualidade.

Vai finalmente ao forno de lenha, previamente bem aquecido, aí permanecendo durante duas a três horas (em média). O tempo da assadura depende da temperatura a que está o forno. Quando a carne que está ao cimo começar a ficar assada, deve-se dar uma mexida ou volta, ligeira e suave, para que esta não fique queimada e toda a carne se apresente com uma textura e um sabor homogéneo.

Retirar quando estiver bem assada.

O prato assim confecionado é servido com batata “fardada” (com pele), grelos cozidos e pão caseiro.

As características fortes e suculentas do prato recomendam o acompanhamento com vinho tinto do Dão. Saiba que em Mortágua produzem-se vinhos do Dão de excelente qualidade.  

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE