Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Há bons Sabores de Outuno em 18 restaurantes da Lousã!

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 19-10-2018

Dezoito restaurantes participam no Festival Gastronómico Sabores de Outono, que decorre na Lousã  até 28 de outubro, como aposta da Câmara Municipal na valorização da oferta turística do concelho.

PUBLICIDADE

Numa conferência de imprensa para apresentar a edição deste ano do festival, o presidente da autarquia, Luís Antunes, salientou que os eventos gastronómicos têm contribuído para “reforçar a atratividade” deste município do interior do distrito de Coimbra.

Integrados “numa estratégia global” do executivo na área do turismo, “estes festivais têm correspondido às expectativas” da autarquia, restaurantes e público em geral, também com vista a “reforçar a qualidade de vida” da população, acrescentou.

Dos 18 restaurantes que aderiram desta vez à iniciativa, a maioria situa-se na área urbana da Lousã, mas há igualmente alguns estabelecimentos dos arredores da vila, incluindo três na Serra da Lousã: um na zona do castelo medieval e os restantes no Candal e no Talasnal, lugares serranos que integram a rede turística Aldeias do Xisto.

As ementas do festival devem representar o espírito do outono na zona da Serra da Lousã, com a inclusão de produtos da época, como a castanha e o mel, mas também o “Licor Beirão”, bebida espirituosa que começou por ser produzida numa farmácia da vila, ainda no século XIX, sendo fabricada pela firma J. Carranca Redondo, desde 1940.

PUBLICIDADE

O Festival Sabores de Outono e outras iniciativas gastronómicas locais, como a Feira do Mel e da Castanha, cuja próxima edição se realiza nos dias 16, 17 e 18 de novembro, “têm vindo a colocar o mel com denominação de origem protegida (DOP) Serra da Lousã em lugar de destaque”, salientou a diretora executiva da Cooperativa Lousãmel, Ana Paula Sançana.

“O mel é um produto que tem essa sazonalidade”, cujo consumo está “muito associado ao frio”, afirmou, numa sessão em que também intervieram o empresário José Redondo e Cristina Santos, dirigente da Associação Empresarial da Serra da Lousã (AESL).

O Festival Gastronómico Sabores de Outono é organizado pela Câmara Municipal, com apoio da AESL, Aldeias do Xisto, Lousãmel, Turismo Centro de Portugal e várias empresas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com