Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Portugal

“Há baratas na cozinha e nos quartos dos utentes”. Funcionária denuncia más condições em lar

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 10 meses atrás em 31-05-2023

Uma funcionária de um lar, em Vila do Conde, denuncia as más condições laborais e falta de higiene na instituição. “Há baratas na cozinha e nos quartos dos utentes. Chegam a ir para a cama dos idosos”, alerta.

PUBLICIDADE

A funcionária explica ao Correio da Manhã que desde a mudança de direção no lar, há cerca de três anos, que a situação se vem a deteriorar. Há imagens que mostram dezenas de baratas a circularem pela cozinha e quartos da instituição. Exibem, até, insetos na comida dos utentes.

“Os idosos são maltratados, não há dinheiro e andamos a ser perseguidas”, acusa. Em abril, após ter sido efetuado o pagamento de apenas metade do salário, revela as alegadas palavras da direção: “Colegas perguntaram o que iam comer com meio ordenado e a direção mandou-as comer erva”, sustenta.

PUBLICIDADE

publicidade

Ao jornal, a direção do lar de Vila do Conde confirma a existência de baratas, mas garante que “foi contratada uma empresa que frequentemente faz o tratamento de desinfestação”. Contudo, nega ainda a existência de pressão sobre funcionárias, mas confirma que a instituição atravessa dificuldades financeiras.

“Já apanhámos baratas nas cuvetes de sopa. A comida muitas vezes está estragada ou mal confecionada”, conta a funcionária que alerta para a falta de medicação para os utentes. “Eles não querem que as coisas sejam divulgadas, mas chega a faltar medicação”, diz. Segundo a mesma, as trabalhadoras de baixa são pressionadas e chamadas à medicina do trabalho. “É uma ilegalidade”, explica.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com