Coimbra

Há alarmes no atum Bom Petisco dos supermercados de Coimbra? Fomos descobrir

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 25-10-2022

Com o agravamento do custo de vida regista-se um elevado número de furtos nos supermercados, o que terá levado os supermercados e hipermercados a colocar alarmes até em produtos da cadeia alimentar.

PUBLICIDADE

O diretor-geral da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED) já disse ao Expresso que a medida se deve ao aumento dos furtos: “É um fenómeno que está a subir bastante, sobretudo desde o início de setembro e em particular nos grandes centros urbanos de Lisboa e do Porto”.

Segundo Gonçalo Lobo Xavier, o leite e a comida enlatada são os produtos mais furtados. O responsável acrescenta também que “não há nenhuma dúvida que são roubos para comer. É o primeiro sintoma de uma grave crise social”.

PUBLICIDADE

Na mesma notícia é possível ver uma imagem de latas de atum da marca Bom Petisco com alarme ao lado de outras de uma marca diferente, neste caso a Catarina, que, apesar de serem comercialidas por um valor idêntico ou mais elevado, estão sem dispositivo.

O preço recomendado de venda do atum Bom Petisco é de 1,69€, no entanto, o preço varia nos vários supermercados. No Continente encontramos este produto a 1,26€ e no Auchan a 1,89€, se formos ao Minipreço e ao Aldi uma lata de atum desta marca custa 1,69€ (todos estes valores são sem descontos a decorrer).

PUBLICIDADE

Na Internet instalou-se a discussão e todos têm uma opinião a dar. Há quem diga que se trata de uma estratégia de marketing para promover os produtos da Bom Petisco. Num comentário na rede social Linkedin pode ler-se: “Porquê a imagem do Bom Petisco? Isto parece uma estratégia de neuromarketing. Se a Bom Petisco precisa de aumentar as suas ventas, então que desenvolva uma análise de mercado, e encontre novos insights para a sua estratégia de comunicação e implemente-a”.

Outro comentário refere que este produto “é apresentando na imagem como algo raro, caro e protegido devido à elevada procura, mas que na prática quando formos às compras vamos ver este artigo desprotegido e mais barato, levando o foco apenas na aquisição da oportunidade encontrada”.

Há ainda quem diga que tudo não passa de uma montagem.

Veja aqui a imagem que está a causar polémica:

Fonte: Reprodução do Facebook

O Notícias de Coimbra visitou, enquanto consumidor, seis supermercados localizados na cidade de Coimbra, nomeadamente o Continente do Coimbra Shopping, o Auchan do Alma Shopping, o Aldi na Guarda Inglesa, o Pingo Doce e Minipreço da Baixa e o Lidl da Pedrulha. Em nenhum deles se verificou a existência de alarmes em latas de atum. Todavia, em dois deles, nomeadamente no Continente e no Lidl, existe carne de bovino, mais precisamente picanha, com alarme. Sendo comum ver garrafas e bebida mais caras com alarme, em produtos como a carne é a primeira vez.

O Auchan, supermercado na qual alegadamente estariam as latas de atum com alarme, ainda não se pronunciou oficialmente sobre este assunto, no entanto, em declarações feitas ao Notícias ao Minuto, a cadeia de supermercado refere não ter “verificado aumento de furtos em nenhuma das suas lojas”. Acrescenta que “há produtos que estão com alarme por se tratar de uma prática preventiva de há já vários anos em todas as lojas Auchan”.

Em relação aos preços que estão a ser praticados nas latas de atum Bom Petisco em alguns supermercados encontram-se com desconto. O Auchan está com 30% de desconto em todos os produtos da marca até 6 de Novembro, custando cada lata 1,42€. No Pingo Doce é possível comprar atum em posta Bom Petisco com 25% até 31 de outubro. Com 25% de desconto estão também as latas de atum da mesma marca nos supermercados Minipreço, pelo valor de 1,26€.

Segundo a PSP, nos primeiros seis meses deste ano, foram participados 452 furtos em super e hipermercados, o que corresponde a uma média de 2,5 por dia. Um número que deverá ser superior, já que há muitas situações que não chegam a ser reportadas às autoridades.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE