Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Grupo de teatro APCC procura autores para o próximo espectáculo!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 01-06-2017

O grupo de teatro da Associação de Paralisia Cerebral vai andar pela Feira Cultural de Coimbra a desafiar as pessoas a conhecerem a boneca Valentina e a convidá-las a serem coautores do seu próximo espetáculo.

PUBLICIDADE

Palco teatro cortinas

Palco teatro cortinas

“Valentina” é uma boneca de pano, com cerca de 50 centímetros, tem a face de uma pessoa com trissomia 21 e é acompanhada de uma pequena cadeira de rodas.

É esta boneca que o grupo de teatro da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) vai apresentar às pessoas, na Feira Cultural de Coimbra, na sexta-feira e no dia 09, abrindo a “caixa da imaginação” – baseada num antigo realejo -, onde está “Valentina”.

PUBLICIDADE

publicidade

A boneca chama-se Valentina, porque o grupo quer criar uma história “não focada na deficiência”, mas na valentia “destas pessoas”, onde a autodeterminação e a autonomia estejam presentes, explicou a professora de teatro da APCC, Mariana Nunes.

Segundo a professora de teatro, o desafio terá a forma de uma interpelação performativa, em que o grupo criou uma breve dramatização “para abordar as pessoas e as aliciar a jogar”.

PUBLICIDADE

A pessoa “roda a manivela [da caixa] e aciona duas marionetas humanas, que são os nossos atores, que abrem a caixa e entregam uma pergunta relacionada com objetos” que estão dentro da caixa, disse a responsável.

A partir daí, desenrolam-se várias perguntas que se relacionam com a história de Valentina, com as pessoas a transformarem-se em coautores da peça, dando pistas e hipóteses para se ir desenhando o cenário e o próprio espetáculo, que deverá depois ser apresentado em escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) da região.

“Queremos criar uma história com base nas ideias deixadas pelas pessoas e a caixa de imaginação acaba transformada num teatro de marionetas”, contou Mariana Nunes.

Futuramente, o grupo pretende que a Valentina seja um pretexto para idosos criarem outra boneca e crianças “escreverem uma história”.

Depois, pretende-se “reunir todas as histórias e bonecas e compilá-las num livro”, que terá também uma explicação de como criar uma Valentina, explicou a professora de teatro da APCC.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com