Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Grupo de Cantares Arroz aos Molhos assinalou 15º aniversário

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 18-09-2018

A gastronomia e a cultura estiveram em destaque nas comemorações do 15º aniversário do Grupo de Cantares Arroz aos Molhos, no dia 16 de setembro, no Centro Cultural de Gatões, na União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões (UFMVG).

PUBLICIDADE

Adelina Oliveira e Adelaide Bernardes, fundadoras do grupo, foram homenageadas no decorrer da jornada comemorativa e, ao contar a história do Arroz aos Molhos, encantaram as dezenas de convivas, entidades e amigos do grupo que marcaram presença.

PUBLICIDADE

publicidade

Apostadas em “deixar algo que retratasse os usos e costumes de uma época que estava a desaparecer”, resolveram “fazer uma recolha fazer uma recolha junto das pessoas mais velhas das cantigas que se cantavam no campo” para não se perder o legado. O material recolhido deu origem, em 1993, à peça “Gatões e as memórias do seu povo.

“Mais tarde, criámos o Grupo de Cantares Arroz aos Molhos por volta do ano 2000. Havia muita vontade de cantar, mas também de evoluir. Sentimos a vontade de crescer musicalmente e então, em 2003, juntou-se a nós o maestro Pedro Conde e entrámos numa fase de grande entusiasmo e evolução, há já 15 anos”, afiançaram.

PUBLICIDADE

“São 15 anos a cantar, data que conta a entrada do maestro do grupo, mas que assinala também a reativação do Clube União Musical Recreativo Gatoense (CUMRG) que celebrou, em maio, o 85º aniversário”, avançou Graça Figueiredo, presidente do CUMRG, antes de entregar lembranças às homenageadas e de apresentar as diversas atividades da instituição e de se congratular “com o desenvolvimento e consolidação do CUMRG”.

Na sessão que contou também com as intervenções de António Pardal e António José Sérvolo, respetivamente, presidente e secretário da UFMVG, e de Berta Alves, presidente da instituição durante 11 anos, o vice-presidente da Câmara Municipal, José Veríssimo, sublinhou: “É com muito orgulho que sinto que o Arroz aos Molhos representa também a cultura do nosso concelho”.

Ao reconhecer “o mérito das homenageadas”, José Veríssimo aproveitou o momento para elogiar “o excelente trabalho da atual direção por levar cada vez mais longe o nome do grupo e de Montemor-o-Velho”.

O almoço de convívio e a atuação do grupo Ensemble Coral e Instrumental de Alfarelos e do grupo aniversariante foram outros dos momentos que marcaram o 15º aniversário do Grupo de Cantares Arroz aos Molhos.

Pela mão do CMURG, a animação regressa a Gatões, no dia 28 de setembro, no âmbito das comemorações do Ano Europeu do Património Cultural, às 21h30, na Igreja de Matriz de Gatões, com o concerto a cargo d’Os Estafados.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com