Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Grua ardeu no porto da Figueira da Foz

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 21-01-2014

Uma grua que estava hoje a operar no terminal de granéis do porto da Figueira da Foz ardeu, sem provocar feridos, e as causas do incêndio estão a ser investigadas, disse o comandante do porto local.

PUBLICIDADE

“A grua estava a operar quando ocorreu o incêndio que foi combatido e extinto pelos bombeiros”, disse Paulo Inácio à agência Lusa.

O incêndio deflagrou na zona do motor da grua, cerca das 09:50, e a combustão dos óleos e combustível provocou uma nuvem negra visível de vários pontos da cidade.

PUBLICIDADE

publicidade

“Não sendo técnico, diria que a grua está irrecuperável”, frisou o comandante do Porto, afirmando que a “grande preocupação” da autoridade marítima passou por garantir uma zona de segurança em redor do equipamento – que possui várias dezenas de metros de altura – e se mantém até à sua remoção do local.

Ouvido pela Lusa, o comandante dos Bombeiros Municipais da Figueira da Foz, Nuno Osório, disse que o combate ao incêndio foi de “grande complexidade”, dado que decorreu em altura e de “perigosidade extremamente elevada”, por existir risco de colapso da estrutura.

PUBLICIDADE

“A grua estava assente em hidráulicos [sapatas que garantem a sua estabilidade] e, com a rotura de vedantes e tubagens e a combustão de matérias extremamente inflamáveis como óleos e combustíveis, o risco de colapso existia”, explicou.

No ataque ao incêndio os bombeiros utilizaram uma emulsão de espuma “para o combate ser mais eficaz”, adiantou.

O operador da grua, que se encontrava vários metros acima do motor onde deflagrou o incêndio, conseguiu sair ileso e, à chegada dos bombeiros, estava já no exterior, revelou Nuno Osório.

No local estiveram meios das corporações de Municipais e Voluntários da Figueira da Foz e dos Voluntários de Soure, num total de oito viaturas e 29 operacionais.

Já fonte da empresa Operfoz, proprietária do equipamento, adiantou que a grua ficou quase totalmente destruída, “menos a estrutura metálica”.

“É uma grua com seis anos, nova em termos portuários. Vamos reunir agora com técnicos que vêm da Áustria para saber o que aconteceu”, sublinhou.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com