Saúde

Greve na saúde atinge 100% em alguns hospitais. Média nacional ronda os 95%

Notícias de Coimbra com Lusa | 11 meses atrás em 19-05-2023

A adesão à greve dos auxiliares de ação médica e assistentes técnicos atingiu hoje os 100% nalguns hospitais do país, como é o caso de Tondela, e a média nacional rondou os 95%, segundo os sindicatos.

PUBLICIDADE

Elisabete Gonçalves, da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTPS), explicou à Lusa que nas consultas de Ortopedia e outros exames no Hospital Santa Maria, em Lisboa, e nas consultas no Hospital de S. José, a adesão foi também total.

Sublinhando o grande impacto nos serviços, a responsável explicou, contudo, que nalguns locais a adesão elevada “não é tão notada” pois os serviços mínimos estão a ser assegurados.

PUBLICIDADE

“Não se nota em determinados locais porque têm de ser assegurados os serviços mínimos, mas a adesão dos trabalhadores é bastante elevada”, afirmou a responsável, frisando: “algumas consultas estão encerradas, mas acabam por ser efetivadas por causa da questão dos serviços mínimos”.

Ao início da manhã, o coordenador da FNSTPS, Sebastião Santana, tinha dito que eram esperadas perturbações nas consultas externas, internamentos e até em cirurgias.

PUBLICIDADE

publicidade

Questionada pela Lusa, Elisabete Gonçalves explicou que a informação recolhida pela federação indica que várias cirurgias programadas vão ser adiadas por causa da greve.

Sobre a distribuição geográfica da adesão à greve, disse que no Norte rondou os 85% a 90% e, no Sul, registaram-se valores “mais elevados”, assim como na região Centro.

“De qualquer maneira, a nível nacional, o balanço é muito positivo e podemos dizer que anda à volta dos 90% a 95% por cento, considerando uma média nacional”, acrescentou.

A criação da carreira de técnico auxiliar de saúde, a valorização da carreira de assistente técnico, a aplicação das 35 horas semanais de trabalho a todos os trabalhadores da saúde e a admissão dos efetivos necessários ao Serviço Nacional de Saúde são algumas das reivindicações desta greve, que arrancou às 00h00 e se prolonga por todo o dia de hoje.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE