Coimbra

Grémio Operário de Coimbra promove o Festival Ilha 12 durante o mês de setembro

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 05-09-2021

O Festival Ilha 12 acontece ao longo de todo o mês de setembro no Grémio Operário de Coimbra. Durante 12 dias o espaço sediado na Rua da Ilha 12, junto à Sé Velha em Coimbra, acolhe instalações de vídeo, música, performance, dança, residências artísticas, workshops, literatura, poesia, humor, teatro, feiras do livro e do disco. O Festival Ilha 12 ocorre entre os dias 3 e 30 de Setembro.

PUBLICIDADE

Na passada sexta-feira, dia 3 setembro pela 18:00 foi inaugurada a instalação vídeo [X]PRESSÃO apresentada pelo Projecto Videolab e ainda a performance “Carreiro Interior” por António Azenha. Esta instalação mantém-se em exibição até dia 26 de setembro.

Ainda na sexta, às 21:30, os italianos Marco Zanotti (bateria/percussão), Martina Fadda (voz, percussão, synth), Marcello Jandu (trombone, conchas), Daniel Corbelli (guitarra e percussão), Gianni Perinelli (saxofone baritono e soprano) e o conimbricense Gonçalo Parreirão (multi instrumentista) apresentaram ao vivo o resultado de trabalho desenvolvido em residência artística no final de agosto no Grémio Operário de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

A fechar este primeiro fim-de-semana, ontem, dia 4 de setembro, às 21:30, o palco do Grémio Operário de Coimbra foi dedicado a Branta One Woman Band.

Na próxima quarta-feira, 8 setembro, das 15:00 às 20:00, decorre o workshop sobre a obra de Zeca Afonso com Octávio Fonseca e apresentação do livro “Uma vontade de música, as cantigas do Zeca” de Octavio Fonseca.

PUBLICIDADE

Na sexta-feira, 10 setembro, às 21:30 é apresentado no Grémio Operário de Coimbra o ciclo cantautores com Duane Forrest, do Canadá.

O Festival Ilha 12 recebe na quinta-feira, dia 16 setembro, às 21:30, Amanda Gonsales “Sacro” com uma performance que entrecruza as linguagens da música, teatro e dança e é o resultado da pesquisa “Do Escrutínio à Inquisição: um percurso criativo autoetnográfico”, que teve início durante o período que a artista viveu em Évora, em 2013.

Dia 17 de setembro, pelas 18:30 decorrer o workshop “Voz, verbo e movimento” com Amanda Gonsales. E ainda o ciclo cantautores com Simon Kempston, da Escócia, às 21:30.

No dia seguinte, 18 de setembro, o festival exibe entre as 18:00 e as 23:00 a feira do disco, com dj set Pêra Roxa, Pedro Ribeiro convida Mel Costa, dj set Inês Rodrigues, Ruze e Wipeout Beat.

Na quinta-feira, 23 de setembro, o público pode assistir a “Contornos do Riso” com Afonso Paiva, Joana Ramos e Rafa Cota, pelas 21:30.

No dia 24 de setembro, às 22:00 a programação conta com “declAMAR poesia”, e no dia seguinte, 25 de setembro, é apresentado “Memórias Felizes”.

No domingo, 26 de setembro, das 11:00 às 11:30 o festival recebe a sessão de histórias pela Livreira Cátia da Faz de Conto . E entre as 17:00 e as 20:00 a cena literária: Coimbra, os livros e os seus autores Memórias Felizes.

O Festival Ilha 12 encerra no dia 30 de setembro, quinta-feira, pelas 21:30, com a “Memória do Grémio Operário”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE