Coimbra

Granfondo Serra da Estrela: À conquista do mítico Alto da Torre

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 01-07-2019

 

PUBLICIDADE

O Granfondo Serra da Estrela volta no próximo dia 7 de julho, uma oportunidade para os apaixonados pelo ciclismo de conquistar os 1.993 metros de altitude do mítico Alto da Torre.

PUBLICIDADE

Com passagem por alguns dos locais e paisagens mais emblemáticas do Parque Natural Serra da Estrela, o percurso vai possibilitar aos atletas sentir na primeira pessoa as emoções fortes das etapas de alta montanha – com 154 km e um desnível acumulado de 4.200m.

Este ano com uma novidade no percurso do Granfondo que desafiará os participantes da distância maior com a mais longa e exigente subida de Portugal. Vide – Torre, 30km de subida em que os ciclistas vencerão um desnível total superior a 1.600 m, com passagem no mítico Adamastor e terminando no Alto da Torre.

PUBLICIDADE

publicidade

Na primeira parte da prova os participantes subirão à Penhas Douradas, antes de descer para Seia, onde terão à sua espera o 1º reabastecimento que tem como base a vertente sul da Serra da Estrela, para depois da exigente subida para a Lagoa Comprida (Adamastor), passar para Norte e, a partir da vila de Manteigas, subir o espetacular Vale Glaciar do Zêzere em direção ao Alto da Torre.

O percurso do Mediofondo (102 km) e do Minifondo, embora mais pequenos, são um excelente desafio para quem pretenda fazer a ascensão ao topo da montanha mais alta de Portugal Continental e experimentar a sensação de uma chegada em alto duma verdadeira etapa de montanha.

A ascensão ao Alto da Torre do Minifondo faz-se a partir da vila de Manteigas, subindo o vale Glaciar do Zêzere.

O concelho de Seia recebe parte substancial dos percursos do Granfondo e Mediofondo que, à semelhança do ano passado, atravessa o território desde o Sabugueiro até às freguesias de Teixeira, Alvoco da Serra e Loriga. Cumprindo a rotatividade que está subjacente ao Granfondo Serra da Estrela, depois de Seia, é a vila de Manteigas a acolher esta 6ª edição, onde funcionará todo o quartel-general deste evento.

O projeto, nascido em 2014, de uma parceria entre a Ultra Spirit sports, o Turismo Centro de Portugal e os Municípios de Manteigas e de Seia, visa promover o território como destino de férias também no verão e enquanto destino de eleição para o Ciclismo e Cicloturismo.

Será um desafio épico, proporcionando aos atletas sensações irrepetíveis, ao desfrutar do ambiente e paisagens únicas da maior montanha de Portugal Continental.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE