Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Granfondo Coimbra Region reúne 1.100 participantes nacionais e internacionais

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 27-07-2022

 O evento de ciclismo Granfondo Coimbra Region deverá reunir 1.100 atletas, nacionais e internacionais, que, no fim de semana, vão participar em provas, em Coimbra e em Montemor-o-Velho.

PUBLICIDADE

“Será uma prova de 1.100 participantes. São 373 atletas estrangeiros, que estão inscritos para participarem nos dois dias, sendo que, representam um total 25 de nacionalidades”, disse hoje, numa conferência de imprensa de apresentação do evento, em Coimbra, o membro da organização da Cabreira Solutions Rui Carvalho.

De acordo com a organização, muitos dos participantes vêm acompanhados pelas suas famílias, por isso, está prevista a presença de “mais de 3.000 pessoas” associadas à iniciativa que “irão promover esta região Centro”.

PUBLICIDADE

publicidade

A segunda edição da UCI Grandondo World Series Coimbra Region vai decorrer com a prova de contrarrelógio individual, no sábado, às 10:00, junto ao Estádio Universitário de Coimbra.

No domingo, pelas 09:00, terão início a partida da Granfondo (142 quilómetros) e da Mediofondo (104 quilómetros), no Largo da Feira, em Montemor-o-Velho com a chegada no Castelo daquela vila, do distrito de Coimbra.

PUBLICIDADE

As provas vão passar por “nove municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra”, sublinhou o administrador da empresa Cabreira Solutions, João Cabreira.

Ainda no domingo vai realizar-se uma caminhada, pelas 09:15, de cerca de cinco quilómetros, aberta ao público.

As provas, que conta com 335 participantes no sábado e com 1.000 participantes no domingo, foram abertas à participação de todos os ciclistas, ciclo desportistas e cicloturistas (federados ou não federados), de ambos os sexos, de qualquer nacionalidade e maiores de 19 anos de idade à data da iniciativa.

Segundo a organização, trata-se de um evento “ímpar em Portugal” que conta com o “aval internacional do UCI Gran Fondo World Series e que pontua para os Campeonatos do Mundo de 2022 desta disciplina”.

O Granfondo World Series Coimbra Region, permitirá apuramento para o Campeonato do Mundo UCI Granfondo 2023, em local e data a apresentar pela UCI (União Ciclista Internacional).

“Esta parceria tem uma grande ambição que é posicionar o Centro de Portugal, e neste caso, estes nove municípios no ‘ranking’ internacional, sobretudo para o ‘cicling’ e para o ‘cicling’ associado ao turismo”, disse o presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado.

“O ciclismo é uma prova que passa à porta das pessoas, ao contrário de outras modalidades desportivas. É talvez das modalidades mais ‘democráticas’ que se possa ter, uma vez que percorre lugares, territórios menos prováveis dentro daquilo que é o normal da promoção e da atividade turística. É também uma oportunidade para darmos visibilidade a esses lugares apostando no mercado interno”, frisou.

No sábado decorre ainda um míni evento em Montemor-o-Velho, às 16:00, gratuito, denominado por “Granfondinho”, dirigido aos mais novos para fomentar o desporto e o ensino do ciclismo, promovendo o espírito participativo e hábitos saudáveis.

Na sessão de hoje a organização deixou também o compromisso de, em setembro ou outubro, realizar atividade nas escolas de Coimbra e de Montemor-o-Velho, de modo a incentivar a prática do uso da bicicleta.

Na conferência de imprensa estiveram ainda presentes o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Matias Lopes, e o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com