Coimbra

Grande Noite do Fado e da Canção de Coimbra no Convento de São Francisco

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 02-11-2016

A esta hora (16:00 de 2 de novembro) ainda pode comprar um dos 280 que restam para quem deseje assistir à primeira Grande Noite do Fado e da Canção de Coimbra – Coimbra de Ontem, de Hoje e de Sempre – iniciativa que vai decorrer dia 4 de novembro, pelas 21:30, no auditório do Convento de São Francisco.

PUBLICIDADE

Ricardo Dias Ensemble, António Ataíde e os Impuros, Cordis, Fado ao Centro, Grupo de Fados Insígnia, da Secção de Fado da AAC, Escola de Fados do Antigos Orfeonistas e  Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra são os nomes confirmados para o evento que pretende valorizar o fado e canção de Coimbra.

img_3678

PUBLICIDADE

publicidade

Notícias de Coimbra assistiu a um dos ensaios do Coro do Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra e falou com Santos Cabral, Manuel Rebanda e José Vilhena.

Com este concerto pretende-se dar um primeira passo na valorização do Fado e da Canção de Coimbra. Se perdermos um pouco da música que foi feita Coimbra e dos nomes que passaram por aqui, tanta coisa que foi feita, é um pouco da nossa alma que se perde, frisou Santos Cabral.

PUBLICIDADE

José Vilhena revelou que “vamos começar com a seccção de fado, com os grupos mais talhados para o fado clássico, depois vamos para aqueles grupos que tiveram a ousadia e irreverência de incluir novos instrumentos. Adiantou ainda que podemos contar com a actuação dos Antigos Orfeonistas em conjunto com Fado ao Centro, Ricardo Dias Ensemble e António Ataíde e os Impuros.

É importante dizer que houve uma preoucupação da nossa parte de escolher grupos representaivos das diversas tendências da canção de Coimbra. É importante para Coimbra ver o que Coimbra hoje é, salientou Manuel Rebanda.

img_3694

Com coorganização da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e do Coro dos Antigos Orfeonistas, a primeira Grande Noite do Fado e da Canção de Coimbra pretende apresentar, por um lado, o Fado de Coimbra na sua pureza original, através do grupo Insígnia da Secção de Fado da AAC, da Escola de Fado dos Antigos Orfeonistas e do Fado ao Centro a interpretar temas clássicos com que tem brindado os palcos internacionais e que abarcam desde as origens do Fado Hilário até aos dias de hoje.

Por outro lado, as restantes propostas assumem várias tendências, desde os arranjos de fados e baladas para o Coro dos Antigos Orfeonistas, com vários acompanhamentos instrumentais, até aos novos grupos que assumem a irreverência de novos arranjos e inclusão de novos instrumentos e novas sonoridades sobre temas já existentes, como o Cordis, Ricardo Dias Ensemble e António Ataíde e os Impuros.

img_3699

Notícias de Coimbra assistiu a um dos ensaios do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra e mostra um pouco do que vai acontecer no Convento de São Francisco.


Para a a CMC, a primeira Grande Noite do Fado e da Canção de Coimbra insere-se num esforço que a CMC tem vindo a desenvolver, nos últimos tempos, no sentido de promover e valorizar o Fado e a Canção de Coimbra. 

A iniciativa conta com um apoio de 8 000.00 Euros da Câmara Municipal de Coimbra, que vai ficar com o valor arrecadado com a venda de ingressos.

 

antigos-orfeonistas-da-universidadade-de-coimbra

Programa:

1.ª parte | Secção de Fado da AAC; Escola de Fado dos Antigos Orfeonistas; Fado ao Centro

2.ª parte | Cordis; António Ataíde e os Impuros; Ricardo Dias Ensemble; Coro dos Antigos Orfeonistas

Bilheteira:

Bilhete geral 7€
Bilhete desconto 5€ inclui estudantes, = / < 30 anos de idade, = / > 65 anos de idade e Grupos = / > 10 pessoas

Informação: Bilheteira – 239 857 191 

Bilheteira Online – https://www.bol.pt

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE