Coimbra

Graça Freitas garante vacinas para a 2.ª fase da vacinação da gripe 

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 16-10-2020

 

A segunda fase da vacinação da gripe arranca na segunda-feira e a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, assegurou hoje a existência de doses suficientes com vista a evitar confusões entre casos de gripe e casos de covid-19.

PUBLICIDADE

“A campanha de vacinação da gripe deste ano visa uma coisa muito importante, que é evitar ao máximo casos de gripe para não criar confusão com casos de covid e obrigar a que se faça um diagnóstico diferencial entre doenças respiratórias”, explicou, sublinhando existirem já 785 mil doses e que na próxima semana será atingido o número de 1,4 milhões de vacinas, sendo que o total de vacinas adquiridas para 2020 ronda os dois milhões de doses.

PUBLICIDADE

publicidade

Em declarações proferidas na conferência de imprensa de atualização da evolução da pandemia, Graça Freitas notou que a “primeira fase ainda está a decorrer e está a correr bem”, com o foco a incidir nas “pessoas que estão em instituições – sobretudo as mais idosas, mas também as da rede de cuidados continuados – e os profissionais, quer de saúde, quer os do setor social”.

“As tranches têm chegado de acordo com o que estava programado e mesmo antes do que estava programado. Há vacinas suficientes para começarmos a segunda fase e que é muito importante: é organizada pelos nossos centros de saúde e tem grandes grupos a serem vacinados”, observou, apontando às pessoas com 65 ou mais anos e doentes crónicos, além das grávidas, que já foram incluídas na primeira fase de vacinação.

PUBLICIDADE

Portugal regista hoje 2.608 novos casos de infeção com o novo coronavírus, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia de covid-19, e 21 mortos, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). 

É o terceiro dia consecutivo que Portugal tem mais de dois mil novos casos, após os 2.072 registados na quarta-feira e os 2.101 na quinta.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 2.149 mortes e 95.902 casos de infeção, estando ativos 37.697 casos, mais 1.602 do que na quinta-feira.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE