Coimbra

Governo vai enviar dois aviões da TAP para trazer portugueses retidos em Marrocos

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 15-03-2020

O ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE), Augusto Santos Silva, disse hoje à Lusa que estão em preparação dois voos da TAP para retirar os portugueses que se encontram retidos em Marrocos.

PUBLICIDADE

“Essa ajuda está a ser organizada e nós temos neste momento em preparação dois voos da TAP fretados pelo MNE que se realizarão ainda hoje, desejavelmente até às 20:00, visto que essa foi a hora limite determinada pelas autoridades marroquinas”, afirmou.

Segundo explicou à Lusa, os dois voos serão realizados a partir de Marraquexe para Lisboa, porque “a grande maioria dos portugueses que foram nestes dois dias pedindo apoio à embaixada de Portugal em Marrocos sinalizaram estar em Marraquexe”.

PUBLICIDADE

O número de portugueses que já pediram apoio “excede a capacidade de um só avião, por isso é que estamos a organizar dois voos”, sublinhou.

“Espero que eles se realizem, visto que da nossa parte está tudo planeado para ser feito e por isso mesmo é que a nossa embaixada tem contactado os portugueses que pediram apoio pedindo-lhes que se dirijam já para o balcão da TAP no Aeroporto de Marraquexe para se proceder às inscrições devidas para que possamos ter as litas dos passageiros e tudo esteja devidamente regularizado e em ordem para que os voos se realizem”, acrescentou.

PUBLICIDADE

publicidade

Em declarações à Lusa, um dos portugueses retidos em Marrocos, António Borges da Costa, disse estar em Marraquexe, com mais cerca de 80 portugueses.

“Ontem [sábado] à tarde fizemos o check-in e estava tudo bem, à noite recebemos um e-mail a dizer que o voo estava cancelado. Estamos aqui desesperados”, afirmou.

O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 5.700 mortos em todo o mundo.

O número de infetados ultrapassou as 154 mil pessoas, com casos registados em 139 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 245 casos confirmados.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE