Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Governo quer exportar médicos?

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 28-03-2016

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos afirma que sim.

PUBLICIDADE

medico-21

Em comunicado enviado a NDC a estrutura liderada por Carlos Cortes “repudia a intenção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em querer formar médicos para a exportação ao pretender prosseguir com medidas que são um autêntico obstáculo à formação médica pré-graduada, ao não adequar o número de estudantes de Medicina às necessidades do País provocando, assim, o abandono de milhares de jovens médicos do nosso País”.

PUBLICIDADE

publicidade

Em causa estão as recentes declarações do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, segundo o qual não há médicos a mais em Portugal.

Para o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, tal afirmação “revela desconhecimento, insensibilidade e irresponsabilidade” uma vez que se trata de “um erro grave que o País pagará caro”.

PUBLICIDADE

Explica Carlos Cortes: “Durante anos, formaram-se médicos a menos. De 1996 a 2012, foi desperdiçada a formação de 7000 médicos especialistas devido à incompreensível restrição ao acesso às faculdades de Medicina. Ou seja, em 16 anos, a capacidade dos hospitais e centros de saúde em formar especialistas estava muito acima do número de alunos de Medicina”. E questiona, acentuando a descoordenação entre os ministérios da Saúde e o do Ensino Superior: “Será que o ministro Manuel Heitor se lembrou que um estudante de Medicina que ingressa agora na faculdade só será especialista daqui a 11 a 13 anos?”.

Segundo Carlos Cortes a “total despreocupação pela qualidade da formação médica demonstra irresponsabilidade e uma péssima gestão dos recursos humanos”. Conclui: “Esbanjar o tesouro público e enganar os jovens é um erro crasso”.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com