Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Governo promete 7,7 milhões de euros para meios de socorro e proteção dos recursos hídricos afetados pelos incêndios

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 31-07-2017

Um montante de 7,7 milhões de euros vai ser investido em meios de socorro e na proteção dos recursos hídricos afetados pelos incêndios que assolaram a região Centro em junho, anunciou hoje o Governo.

PUBLICIDADE

sea-carlos-martins

O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, preside hoje, às 16:00, em Figueiró dos Vinhos, distrito de Leiria, à assinatura de um protocolo com autarquias da zona para um investimento de 4,2 milhões de euros, do Fundo Ambiental, na “concretização de medidas que minimizem os efeitos dos incêndios de 17 de junho, em especial o risco de obstrução de linhas de água, os riscos de inundação e a afetação de captações de água superficial e de áreas de uso balnear”.

PUBLICIDADE

publicidade

Em comunicado, o Ministério do Ambiente informa que o documento contempla ainda 3,5 milhões de euros que o Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) “disponibilizará para a aquisição de equipamentos de proteção individual e de veículos operacionais de socorro” para combate a incêndios florestais.

O protocolo sobre as “medidas emergentes nas áreas de intervenção prioritárias de proteção dos recursos hídricos afetados pelos incêndios de 17 a 24 de junho de 2017” vai ser assinado por Carlos Martins, em representação do Governo, e pelos presidentes dos municípios de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penela e Sertã.

PUBLICIDADE

“O documento define um conjunto de intervenções urgentes que vão permitir, não só a proteção das linhas de água, fortemente danificadas pelos incêndios, mas também a salvaguarda de pessoas e bens”, refere a nota, adiantando que outro dos objetivos é “minimizar os efeitos de erosão e arrastamento dos solos”, bem como de cheias e inundações.

Para a elaboração do protocolo, contribuíram a Agência Portuguesa do Ambiente e técnicos designados pelos municípios afetados por aqueles incêndios, que causaram pelo menos 64 mortos e mais de 200 feridos.

“A fim de recuperar as capacidades operacionais, viabilizando as condições de resposta no que respeita ao combate aos incêndios florestais, e repor as condições de proteção civil e de prevenção e gestão de riscos”, o PO SEUR lança hoje “um convite no valor de 3,5 milhões de euros”, em cumprimento da resolução do Conselho de Ministros de 12 de julho, que fixa as “medidas de resposta de emergência”.

Este aviso é dirigido à Autoridade Nacional de Proteção Civil, GNR e associações humanitárias de Bombeiros Voluntários dos sete concelhos afetados pelo “grande incêndio florestal” que eclodiu no dia 17 de junho, em Pedrógão Grande, propagando-se a seis municípios vizinhos, nos distritos de Leiria, Coimbra e Castelo Branco.

O período para a formalização das candidaturas decorrerá até 28 de setembro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com