Economia

Governo prevê crescimento de 4% do PIB este ano e 4,9% em 2022

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 15-04-2021

O Governo prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça 4% este ano e 4,9% em 2022, anunciou hoje o ministro de Estado e das Finanças, João Leão.

PUBLICIDADE

Os números foram avançados pelo governante depois do executivo ter aprovado o Programa de Estabilidade 2021/2025 em Conselho de Ministros, realizado hoje no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

A previsão hoje divulgada fica abaixo dos 5,4% para o crescimento de 2021 apresentados no Orçamento do Estado para 2021.

PUBLICIDADE

Apesar da revisão em baixa para 2021, João Leão disse que o Programa de Estabilidade “prevê um forte crescimento do PIB neste e no próximo ano”.

“No conjunto dos dois anos prevemos que a economia cresça cerca de 9%”, disse o governante, voltando a referir que este ritmo permitirá que a economia, em 2022, “ultrapasse o valor atingido em 2019, no período pré-pandemia”.

PUBLICIDADE

O ministro justificou ainda a revisão em baixa das previsões para 2021 com “o efeito da terceira vaga da pandemia que obrigou a um confinamento no primeiro trimestre, que levou a uma paragem importante da atividade económica”.

Por outro lado, “com o sucesso e avanço do programa de vacinação” contra a covid-19, o Governo aponta para “uma forte recuperação a partir do segundo semestre”, de acordo com o governante.

O ministro conta que no final de 2022 o PIB esteja “um ponto percentual acima do nível de 2019”, uma previsão “partilhada por outras entidades”, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), que também tem uma previsão “otimista”.

“No investimento, vai ser uma recuperação não só no investimento privado mas também do público, beneficiando do poderoso impacto do Programa de Recuperação e Resiliência [PRR]”, segundo o ministro.

Este ano, “o investimento público e privado vai crescer muito e as exportações vão crescer muito”, disse João Leão.

João Leão estimou ainda que no horizonte do Programa de Estabilidade, que vai até 2025, o PRR “terá um impacto económico de 22 mil milhões de euros”.

O ministro apontou ainda que a balança externa, que foi deficitária em 2020 devido ao efeito do turismo, “regresse este ano a um saldo positivo”, e que a partir de 2022 terá “valores francamente positivos, acima de 2%”, sendo de 2,7% nesse ano, de acordo com a apresentação hoje divulgada pelo Governo.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE