Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

“Governo, escuta, os estudantes de Coimbra estão em luta”

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 21-03-2018

Estudantes saíram à rua em Coimbra contra a ausência de inversão de políticas no ensino superior, avisando o Governo de que, caso não haja mudanças, o protesto de hoje “foi apenas o início”.

PUBLICIDADE

IMG_7101

Os estudantes partiram (sem atrasos!) ao final da tarde do largo D. Dinis e seguiram até aos jardins da Associação Académica de Coimbra (AAC), entoando palavras de ordem como “Ação social não existe em Portugal” e “Governo, escuta, os estudantes estão em luta”, num protesto promovido pela associação de estudantes. IMG_7105

PUBLICIDADE

publicidade

Reclamando que “o futuro do país não pode esperar”, os estudantes levavam cartazes onde também se atacava o valor das propinas em Portugal e o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), que não é revisto desde a sua criação, em 2007.

IMG_7119

PUBLICIDADE

No final da manifestação, o presidente da direção-geral da AAC, Alexandre Amado, de megafone na mão, deixou um aviso ao Governo: “Hoje foi apenas o início”.

Questionado pelos jornalistas, o dirigente estudantil sublinhou que “a reforma do ensino superior não pode esperar mais duas ou três décadas”, considerando que este setor tem sido alvo de “um total desprezo” nos últimos anos.

IMG_7128
Para Alexandre Amado, é necessária uma revisão do RJIES – que “arredou os estudantes para um canto naquilo que é a sua intervenção” na governação das universidades -, regular “as taxas e emolumentos que são formas de propina camuflada” e iniciar um debate em torno da propina.

“Infelizmente, há dois anos pensámos que a inversão do ciclo político tão anunciada ia trazer também um ensino superior novo e reformado e não é isso que vemos à nossa frente”, vincou.

IMG_7143

A AAC vai enviar até quinta-feira as reivindicações dos estudantes ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

Se a resposta da tutela não chegar, “segue-se o avanço do processo contestatário”, afirmou.

IMG_7180

De acordo com Alexandre Amado, o endurecer da luta estudantil não é o rumo que a AAC prefere, mas se tiver que tomar essa decisão “tomará”, afirmando que está disposto a avançar para uma manifestação nacional.

“A Associação Académica de Coimbra continuará na linha da frente do combate para um ensino superior mais justo, mais acessível e mais democrático e só vai parar este combate quando isso se concretizar”, frisou o dirigente estudantil.

O vídeo do Directo NDC mostra quase tudo o que aconteceu na manifestação:

 Veja o vídeo do Directo NDC com todas as declarações de Alexandre Amado:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com