Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Governo diz que vai disponibilizar 600 toneladas de alimentos para animais

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 25-10-2017

 O Governo vai disponibilizar até sexta-feira 600 toneladas de rações para animais nas cinco plataformas logísticas criadas para apoiar os produtores agropecuários afetados pelos incêndios de dia 15, disse hoje o secretário de Estado da Agricultura.

PUBLICIDADE

palha

“Vamos distribuir as quantidades necessárias para acudir à alimentação animal, pelo período que for necessário”, disse à agência Lusa Luís Medeiros Vieira, em Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, onde uma das plataformas logísticas entrou hoje em atividade.

PUBLICIDADE

publicidade

As cinco plataformas instaladas nos municípios de Monção, Tondela, Vagos, Vila Nova de Poiares e Gouveia vão agregar 37 concelhos e abranger a alimentação de meio milhão de animais ovinos e caprinos e 180 mil bovinos.

Segundo o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, hoje entram em funcionamento os centros logísticos de Vila Nova de Poiares e Tondela, com 72 toneladas para distribuir, e, até ao final da semana, os restantes iniciam a sua atividade.

PUBLICIDADE

Até ao final da semana, o governante anunciou que vão ser distribuídas 600 toneladas de alimentos, mas que os ‘stocks’ vão estar constantemente a ser repostos.

Luís Medeiros Vieira disse ainda que, logo de possível, vai chegar palha e feno para complementar as rações, mas que a seca extrema em Portugal e Espanha está a dificultar a sua aquisição, estando o Governo a negociar esses produtos em França.

“Mas nenhum animal irá morrer à fome”, garantiu o governante.

A plataforma de Vila Nova de Poiares abrange, além do próprio concelho, os municípios de Arganil, Cantanhede, Figueira da Foz, Lousã, Mira, Nelas, Oleiros, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova e Tábua.

A de Tondela distribui por Carregal do Sal, Mangualde, Mortágua, Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Santa Comba Dão e Vouzela, enquanto Vagos abrange Arouca, Castelo de Paiva e Vale de Cambra, além de Vagos.

A base de Gouveia abrange os municípios de Castelo Branco, Guarda, Pinhel, Sabugal, Seia e Sertã.

Mais a norte, a plataforma logística de Monção distribui alimentos animais para os concelhos de Boticas, Melgaço, Montalegre, Torre de Moncorvo e Vieira do Minho.

As Forças Armadas participam nas operações de distribuição da alimentação animal, com quase uma centena de elementos dos ramos do Exército e da Marinha e 35 viaturas de transportes e empilhadores.

Segundo o secretário de Estado da Defesa, Marcos Perestrelo, que esteve também presente em Vila Nova de Poiares, cada plataforma logística vai contar com cerca de 15 a 18 militares e duas a três viaturas.

“Estes operacionais vão estar empenhados nas operações de distribuição da alimentação animal quando seja de todo impossível aos agricultores assegurarem eles próprios esse transporte”, sublinhou.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com