Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Governo diz que Capital Europeia da Cultura deve ser cada vez mais projeto regional

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 10-02-2018

– O secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, disse hoje, em Coimbra, que faz todo o sentido a agregação de cidades para candidatura a Capital Europeia da Cultura, pois este tipo de projetos tem cada vez mais escala regional.

PUBLICIDADE

coimbra_noite

As candidatas a Capital Europeia da Cultura, que em 2027 será portuguesa, “deveriam ter atenção não só àquilo que é o contexto urbano da cidade que se candidata, mas também a todo o seu entorno regional”, defendeu hoje, o secretário de Estado da Cultura, em declarações à agência Lusa, à margem de uma visita ao Centro de Artes Visuais (CAV)/Encontro de Fotografia, em Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

“A tendência regional nessas candidaturas, como se tem vindo a pronunciar em várias anteriores, em termos internacionais, deveria ser também uma preocupação das cidades [portuguesas]” que concorrem, sustentou.

“Neste tipo de projetos “sobretudo numa Europa que é cada vez mais uma Europa das regiões” e onde, “de facto, as regiões são priorizadas, em termos de desenvolvimento”, faz todo o sentido pensar-se numa escala regional”, também quando se trata de capitais da cultura, acrescentou.

PUBLICIDADE

“Porque não”, por isso, a junção de candidaturas de cidades, questionou.

Mas, ressalvou, as cidades “têm toda a legitimidade em se candidatarem a um galardão” e a um contexto que, como a Capital Europeia da Cultura, “é naturalmente importante” e que tem sido importante, “como se tem demonstrado no passado e na atualidade para o [seu] desenvolvimento cultural”, concluiu.

Coimbra já manifestou intenção de se candidatar a Capital Europeia da Cultura em 2027, tal como outros centros urbanos, como Aveiro, Guarda, Leiria e Viseu, na região Centro, ou Braga e Viana do Castelo, no Norte, Cascais e Oeiras, na área de Lisboa, e Évora e Faro, no Sul do país.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com