Coimbra

Governo despacha Mosteiro do Lorvão

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 10-10-2016

O Mosteiro do Lorvão, no concelho de Penacova, é um segundo imóvel do distrito que o Governo pretende concessionar no âmbito do programa REVIVE.

PUBLICIDADE

mosteiro-do-lorvao

O Mosteiro de Santa Maria de Lorvão ou simplesmente Mosteiro do Lorvão, foi um importante mosteiro e centro de produção, servindo depois como mosteiro feminino.

PUBLICIDADE

publicidade

Depois da extinção das Ordens Religiosas no  viu novo uso já no século XX como hospital psiquiátrico, o Hospital Psiquiátrico do Lorvão, encerrado em 2012.

O projeto Revive é uma iniciativa conjunta dos Ministérios da Economia, da Cultura e das Finanças, que abre o património abandonado ao investimento privado para desenvolvimento de projetos turísticos.

PUBLICIDADE

O Revive foi apresentado no dia 28 de setembro, no Convento de São Francisco, em Coimbra, por vários membros do Governo.

Nessa data foram anunciados os primeiros espaços que o Estado quer entregar a privados, onde também está incluído o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, mas o Mosteiro do Lorvão  não constava dessa primeira lista.

mosteiro_de_santa_clara-a-nova

Antigo mosteiro feminino de Clarissas, de fundação seiscentista, Mosteiro de Santa Clara-a-Nova foi construído ao longo dos séculos XVII e XVIII, em substituição do antigo mosteiro medieval de Santa Clara-a-Velha, vítima das inundações periódicas do rio Mondego.

A área a afetar a uso turístico é a totalidade do imóvel, com exceção da Igreja e do Museu, e o modelo jurídico é o de concessão.

Até ao final do ano, o Governo conta que cerca de 30 edifícios sejam concessionados a privados, com o compromisso de que sejam recuperados, reabilitados e acessíveis ao público.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE