Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Governo defende inclusão de questões de género nos cursos de ensino superior

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 05-11-2018
 

 

PUBLICIDADE

 A secretária de Estado Rosa Monteiro defendeu hoje, em Coimbra, que a integração de questões de género em cursos do ensino superior é “urgente” e apontou para casos como Direito, Medicina, Educação ou Psicologia.

“Onde andam os estudos de género nos currículos do ensino superior?”, questionou a secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, considerando “fundamental e urgente” a integração de temáticas associadas ao género nos planos curriculares e linhas de investigação, ao invés “do seu quase acantonamento em nichos de especialização”.

PUBLICIDADE

publicidade

Para Rosa Monteiro, seria fundamental a inclusão das perspetivas de género nos cursos de Direito, Educação ou Psicologia ou a integração de questões associadas às “várias formas de violência contra as mulheres, como a violência doméstica ou a violência sexual ou o assédio”, na formação inicial de médicos, enfermeiros ou alunos de Direito.

O conhecimento especializado em orientação sexual e identidade de género também deveria ser abordado no ensino superior, nomeadamente nos cursos de Medicina, Psicologia e Educação, notou, realçando que a integração destas questões “não se esgota nestas áreas disciplinares”.

PUBLICIDADE

“Estes profissionais nunca tiveram, nas suas disciplinas, nos seus cursos, abordadas estas matérias”, salientou Rosa Monteiro, que falava em Coimbra, durante a apresentação do projeto SUPERA (Supporting the Promotion of Equality in Research and Academia), que pretende trabalhar na criação de mecanismos de promoção da igualdade no meio académico e científico.

Durante o discurso, Rosa Monteiro chamou a atenção para vários dados que mostram que a desigualdade de género ainda está muito presente neste meio, apesar de notar alguns passos criados para reduzir as assimetrias.

Nesse sentido, apelou à criação de uma rede entre as várias universidades do país que trabalham nesta matéria, por forma a partilhar os resultados de cada instituição.

A secretária de Estado constatou que normalmente o ensino superior é associado a um meio em que a promoção das pessoas tem como base “o mérito”, mas “essa neutralidade absoluta no ensino superior” não existe e prevalecem “mecanismos de segregação” e “profundas assimetrias”.

Rosa Monteiro realçou a fraca presença das mulheres nos órgãos de gestão, as assimetrias nas candidaturas a financiamento para investigação e na progressão da carreira ou a própria invisibilidade das mulheres cientistas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com