Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Governo afirma que não vai abolir portagens no interior

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 06-03-2018

 O ministro das Infraestruturas afirmou hoje que a abolição das portagens no interior do país não está em cima da mesa, mas garantiu que o Governo está a estudar a melhor forma para ajudar a mobilidade das empresas.

PUBLICIDADE

pedro marques

“A abolição não está em cima da mesa. Está em cima da mesa melhorar condições de circulação das empresas e de fixação das empresas nas regiões do interior”, afirmou.

PUBLICIDADE

publicidade

O ministro respondia aos jornalistas sobre reptos que hoje lhe foram publicamente lançados pelo presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, durante a cerimónia do ato de consignação da empreitada para as obras de modernização do troço Covilhã-Guarda da Linha da Beira Baixa, na qual o autarca lembrou a necessidade de “desencravar a região” para apelar à concretização de algumas reivindicações antigas, nomeadamente a da isenção nas portagens da A23 e A25, antigas vias sem custos para o utilizador (Scut).

“Oportunidades para o interior são também políticas de diferenciação positiva nos mais variados domínios, podia aqui elencar uma série delas (?), mas apenas deixo duas que são importantíssimas e estou a falar de benefícios fiscais mais acentuados e da isenção das portagens na A23 e A25”, disse.

PUBLICIDADE

Vítor Pereira reconheceu o esforço que o Governo já fez com a redução de 15%, implementada há cerca de dois anos, mas também defendeu que é necessária uma­ redução “mais acentuada, progressiva e paulatina”, até se atingir o limite da isenção.

Questionado pelos jornalistas no final da sessão, o ministro Pedro Marques descartou essa possibilidade, frisando que o Governo já cumpriu aquilo com que se tinha comprometido ao reduzir em 15% o valor cobrado nas portagens das autoestradas do interior.

O governante também não se comprometeu com reduções, mas adiantou que o Governo está a estudar as condições para “favorecer a fixação de empresas nestas regiões relativamente à questão da mobilidade e da mobilidade em autoestrada”.

“Quando isso estiver concluído e como isso irá acontecer, os senhores tomarão conhecimento e o país também”, disse, recusando entrar em pormenores.

Além das portagens, o presidente da Câmara da Covilhã também reivindicou a concretização de infraestruturas “básicas, fundamentais e necessárias” para o desenvolvimento regional, nomeadamente o IC6 (Coimbra-Covilhã, através da Serra da Estrela), IC7 (Oliveira do Hospital-Fornos de Algodres), IC31 (Aicains-Termas de Monfortinho-Espanha) e IC37 (Viseu-Seia).

Nesse ponto, o ministro apenas especificou que também estão a ser realizados estudos relativamente ao IC7, recusando acrescentar algo sobre as restantes vias.

A A25 faz a ligação entre Aveiro e Vilar Formoso e A23 entre a Guarda e Torres Novas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com