CpC quer mais dinheiro para as juntas de freguesia

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 17-09-2017

O candidato à Câmara pelo movimento Cidadãos por Coimbra, Jorge Gouveia Monteiro, defendeu hoje que é necessário transferir mais dinheiro para as juntas de freguesia, que não podem ser tratadas “como repartiçõezitas” da autarquia.

PUBLICIDADE

Graça Simões (candidata AMC) e Gouveia Monteiro (candidato CMC)

Graça Simões (candidata AMC) e Gouveia Monteiro (candidato CMC)

“Os presidentes da junta não podem ser tratados como repartiçõezitas da Câmara, como pequenas delegações do município a quem se dá uns trocados para manter a escola e as valetas e fazer umas limpezas”, disse à agência Lusa o cabeça de lista do movimento de cidadãos.

Para Gouveia Monteiro, “as juntas têm de ter meios para fazer os seus investimentos próprios”, considerando que a transferência de mais dinheiro para as juntas permitiria melhorar “a coesão social e o recentramento das identidades” das próprias populações.

PUBLICIDADE

“Se houver dinheiro para projetos locais, garantidamente que se criam postos de trabalho locais, criam-se acontecimentos e eventos”, argumentou, sublinhando que, se “toda a gente paga IMI [Imposto Municipal sobre Imóveis], é justo que o dinheiro seja gerido localmente”.

Para Gouveia Monteiro, uma maior verba para as juntas permitiria também inverter o “deslaçamento da identidade” a que muitas localidades do concelho foram votadas, transformadas “em dormitórios que não se reconhecem a si próprias”.

PUBLICIDADE

publicidade

“O que está em causa é o modelo de governação, que deverá ser o mais plural dos últimos 30 anos – coisa que não me tenho cansado de aplaudir”, frisou, notando que há a possibilidade de estarem representadas cinco forças no executivo e sem perspetiva de maiorias absolutas.

“Vai haver muita permeabilidade da câmara às novas ideias”, destacou o candidato, que falava à Lusa durante um almoço do movimento Cidadãos por Coimbra, em Almalaguês.

Para a cabeça de lista à Assembleia Municipal pelo movimento, Graça Simões, Almalaguês é um símbolo daquilo que se passa nas freguesias mais rurais do concelho – exclusão, desordenamento e falta de aproveitamento do património e cultura.

Segundo a candidata, é preciso “mais dinheiro” para as juntas, mas também assegurar uma maior participação dos cidadãos nas freguesias.

Nas eleições autárquicas de 01 de outubro, são candidatos à Câmara de Coimbra o atual presidente da Câmara, Manuel Machado (PS), Francisco Queirós (CDU), Jorge Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Vítor Ramalho (PNR), Jaime Ramos (PSD/CDS-PP/PPM/MPT), José Manuel Silva (Somos Coimbra) e Vítor Marques (PAN).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE